Corpo de Bombeiros resgata moradores ilhados do distrito de Aracatiaçu

11 de abril de 2024 - 20:14 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

3º Batalhão de Bombeiros Militar | 3º BBM

Quartel de Sobral

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quinta-feira (11), moradores da localidade de São João, do distrito de Aracatiaçu, em Sobral — Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, que estavam isolados devido à enchente de um rio após a inundação.

Segundo o tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Moraes, “os bombeiros militares, ao chegarem no local, foram informados de que havia pessoas ilhadas do outro lado do rio Aracatiaçu. Assim, a guarnição montou uma linha de vida com um cabo de 100 metros, molas, mosquetões e cabos de vida, permitindo a travessia segura de uma equipe médica e de ação social”, informou o comandante do 3º Batalhão.

Nesse sentido, a Defesa Civil de Sobral acionou os bombeiros militares que prestaram suporte entre 8h32 e 15h42, desta quinta-feira, até que todas as demandas fossem atendidas.

Por conta da inundação, algumas famílias necessitavam de atendimento médico e também receberam cestas básicas com alimentos. Como também, se realizou com segurança a travessia de algumas famílias no barco dos bombeiros, utilizando coletes salva-vidas e guiados por um cabo.

Corpo de Bombeiros resgata moradores ilhados do distrito de Aracatiaçu

Por fim, atuaram na ocorrência os subtenentes Nogueira e Arinaldo, além do soldado L. Júnior, da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, quartel de Sobral.

Prevenção

O CBMCE reforça a importância da prevenção contra inundações e aconselha a população a seguir as orientações das autoridades em caso de chuvas fortes. Além disso, é recomendado evitar áreas que já foram alagadas anteriormente ou que estejam sob risco de inundação.

Inundação é o transbordamento das águas de um curso de água. Elas ocorrem quando a drenagem do rio não consegue conter a vazão das chuvas.

rodapé