Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

4 de abril de 2024 - 16:11 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano - Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano–Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), idealizou e mantém o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).

Como se inicia um núcleo do PSBS

Inicialmente, para dar início à criação de um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) na comunidade, basta um ofício ao Coronel Comandante Geral do CBMCE. Nesse sentido, a comunidade envia um pedido ao Corpo de Bombeiros. Logo depois, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) realiza um estudo de viabilidade.

Conforme o Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto, “a melhor idade, os idosos, recebem atividade física de baixo impacto e lúdica”.

O Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS)

A princípio, o PSBS nasceu em 2003, como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Como também, a finalidade planejada almejava alcançar a melhor idade, por meio de atividades físicas que proporcionassem a integração social e o bem-estar coletivo.

Ainda assim, para realizarmos campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestarmos esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos.

Todavia, durante a pandemia da Covid-19, o projeto passou a ser transmitido por meio de lives no canal do YouTube do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e também ao vivo pela TV Ceará.

Reconhecimento

Em síntese, em 2019, o governador Camilo Santana sanciona a Lei que tornou esta iniciativa Política de Estado.

Por fim, o PSBS iniciou em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, se expandiu. Atualmente, está presente em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 30.361 mil pessoas, com 462 núcleos distribuídos em todo o Ceará, cadastrados junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

rodapé