CBMCE – Palestra sobre Prevenção ao Suicídio na ESMEC

21 de março de 2024 - 18:01 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE - Palestra sobre Prevenção ao Suicídio na ESMEC

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | CBMCE

Nesta manhã de quinta-feira, 21 de março, a Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) sediou uma palestra sobre a “Intervenção Baseada em Escuta e Diálogo em Crise Suicida”. A iniciativa foi organizada pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros do Ceará (2ª CIA/CBC), com o apoio da Assistência Militar e da Secretaria de Capacitação (SECAP).

O Tenente-Coronel QOBM Edir Paixão, com o apoio do Sargento BM Amorim e do Soldado BM Yuri, ministrou a palestra. O foco da discussão foi a prevenção, intervenção e pós-venção de crises suicidas, com ênfase nos fatores de proteção e de risco, no fator de inversão, no gatilho e na âncora.

Os participantes, que incluíam oficiais, praças, enfermeiras do posto médico do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e alunos da capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) pela SECAP, receberam orientações cientificas, com foco na preservação da vida.

A manhã foi encerrada com um simulado prático, onde uma equipe de voluntários pôde vivenciar o aprendizado na prática. O evento contou com a presença do Assistente Militar, o Tenente-Coronel QOPM Júnior, o Tenente-Coronel QOBM Erle, a Tenente-Coronel QOPM Mavis e demais membros da Assistência Militar.

O lema do dia foi “Conhecer para prevenir e treinar para salvar”, reforçando a importância da educação e do treinamento na prevenção ao suicídio.

rodapé