Hidrantes: Uma ferramenta vital no combate a incêndios

20 de março de 2024 - 12:17 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio | Cepi

Os hidrantes, dispositivos de cor vermelha comumente encontrados em ruas e locais públicos, desempenham um papel crucial na infraestrutura de combate a incêndios de muitas comunidades. Conectados diretamente à rede de abastecimento de água, eles fornecem uma fonte de água pressurizada que os bombeiros podem usar para combater incêndios.

De acordo com a Norma Técnica Nº 001/2008, o hidrante urbano é um dispositivo de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros para abastecimento de viaturas em operações de extinção de incêndio. Sua instalação é exigida em várias situações, incluindo edificações com mais de 30 unidades de casas, apartamentos, leitos, celas, salas comerciais, salas de aulas e similares, e edificações industriais com área superior a 750 m2 e carga de incêndio igual ou maior a 800 MJ/m2.

No entanto, é importante lembrar que a área próxima ao hidrante deve ser preservada. Estacionar ao lado de um hidrante não só prejudica as ações de extinção de um grande incêndio, mas também é uma infração de trânsito, prevista no inciso VI do Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, é sempre importante observar a sinalização e não estacionar em locais proibidos, incluindo ao lado de hidrantes.

rodapé