Bombeiros Militares salvam touro de poço em Russas

10 de março de 2024 - 18:36 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal | 1ª Cia/1ºBCIF

Quartel de Limoeiro do Norte

Bombeiros Militares salvam touro de poço em Russas. A princípio, por volta das 14h35 deste domingo, 10 de março, uma guarnição da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal de Limoeiro do Norte foi acionada para um resgate peculiar em Russas: um toro de aproximadamente 250 kg havia caído em um poço de 4 metros de profundidade. Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares para o resgate do touro na Rua Durval Xavier Pinto, Miguel Pereira, em Russas.

Bombeiros Militares salvam toro de poço em Russas

Contudo, ao chegar ao local, a guarnição composta pelos cabos Ferreira, De Oliveira e Kennedy, e pelo soldado De Lima, deparou-se com o animal agitado no fundo do poço. Diante da situação, os bombeiros militares iniciaram a montagem de um sistema de vantagem mecânica com tripé de salvamento, polias e cabos, optando pela configuração 5×1 devido ao peso considerável do animal.

Em resumo, após a montagem do sistema, se içou o touro cuidadosamente, sendo resgatado ileso do poço. Como também, o proprietário recebeu orientações de prevenção para que se possa evitar novos acidentes como este. Bem como, a operação durou cerca de 1 hora e 45 minutos, com início às 14h35 e término às 16h20.

Prevenção

Poços devem estar cercados, tampados e sinalizados, para se evitar acidentes com animais e pessoas. Dicas simples que salvam vidas e patrimônios.

Por fim, o resgate do touro em Russas demonstra a expertise e o profissionalismo dos bombeiros militares do Ceará, que atuam diuturnamente em diversas situações de risco. A ação rápida e eficiente da equipe evitou um sofrimento maior ao animal e garantiu a segurança de todos os envolvidos.

rodapé