8 de março de 2024 - 11:17 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal | 1ª Cia/BCIF

Quartel de Limoeiro do Norte

Resgate bem-sucedido: vaca salva de cacimba em Limoeiro do Norte, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A princípio, por volta das 11h30 desta quinta-feira, 7 de março, os bombeiros militares de Limoeiro do Norte foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para um resgate de uma vaca com cerca de 150 kg que caiu em uma cacimba de anel de 10 metros de profundidade, em uma propriedade particular na localidade da Barragem das Pedrinhas.

Segundo o subtenente, JESSIJAMES Barbosa Gomes, “resgatamos a vaca ilesa, utilizando um tripé de salvamento com um multiplicador de força 4/1”, informou o comandante do socorro. Ainda assim, o proprietário acompanhou o resgate e recebeu seu animal sem ferimentos após o resgate.

Por fim, atuaram na ocorrência o subtenente Jessijames, os cabos De Oliveira e Maia e o soldado Helton, na viatura Auto Bomba Tanque 54 (ABT 54).

A operação de resgate

A guarnição de serviço, liderada pelo ST Jessijames e composta pelos CB De Oliveira, CB Maia e SD Helton, deslocou-se prontamente até o local. A VTR ABT 54, equipada com os recursos necessários, chegou à propriedade rural, onde encontraram a vaca presa na cacimba. O animal estava visivelmente assustado e debilitado, mas ainda com vida.

Para realizar o resgate, os bombeiros utilizaram um tripé de salvamento com multiplicador de força 4/1. Com habilidade e precisão, conseguiram içar a vaca para fora da cacimba, garantindo sua segurança e bem-estar. Após o resgate, o proprietário agradeceu à equipe pelo resgate de seu precioso animal.

Dicas de Prevenção

Este incidente serve como alerta para a importância de prevenir acidentes em poços e cacimbas, tanto para pessoas quanto para animais. Aqui estão algumas dicas essenciais: Cercamento e sinalização: Mantenha poços e cacimbas devidamente cercados e sinalizados. Isso evita que animais e pessoas inadvertidamente caiam nesses locais. Inspeção regular: Faça inspeções periódicas em sua propriedade para verificar a integridade das estruturas.

Verifique se as tampas estão seguras e se não há rachaduras ou desgastes. Além da inspeção, a manutenção também ajuda a evitar acidentes. Proteção adequada: Ao construir poços ou cacimbas, utilize grades ou telas para evitar quedas acidentais. Isso é especialmente importante em áreas rurais onde animais circulam livremente. Assim como, idosos e crianças.

Treinamento e equipamento: Profissionais que trabalham com poços e cacimbas devem receber treinamento adequado e utilizar equipamentos de segurança, como cintos de segurança e tripés. Atenção redobrada: Se você se deparar com um poço ou cacimba, mantenha-se atento e afaste-se da borda. Evite se aproximar demais, principalmente em terrenos instáveis.

Lembre-se de que a prevenção é a chave para evitar tragédias. Com cuidado e responsabilidade, podemos proteger tanto os seres humanos quanto os animais em nosso entorno.

rodapé