23 de fevereiro de 2024 - 12:21 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Busca com Cães | Batalhão de Busca e Salvamento

O projeto CãoTerapia é uma iniciativa da Companhia de Busca com Cães

Companhia de Busca com Cães visita a escola Dóris Johnson no bairro José Walter, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

A CBCães realiza o projeto CãoTerapia e nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, visitou as crianças da escola Dória Johnson, com bastante interação, educação sobre animais, com todos comportados e muito amor como nossos doguinhos.

O projeto CãoTerapia

Conforme o comandante da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE, capitão Eliomar Alves, “os cães utilizados no projeto são classificados como terapeutas. Ou seja, são treinados, adestrados, têm comportamento adequado, aceitam interação, tem protocolo sanitário ampliado, são saudáveis e passam por higienização antes do atendimento”. Para atingir esse intento, utilizamos cães de raças específicas, como Border Collie, Labrador e Braco Alemão.

“Diariamente se treinam os cães terapeutas. Para que nunca, durante sua vida, ocorra nenhum episódio de agressão. Todos os cães são dóceis. Por isso, eles têm contato com as crianças. Eles são cães que ficam calmos em qualquer situação. Durante a terapia eles não latem para não assustar as crianças e mantê-las calmas durante a atividade de estimulação”, garante o comandante do CBCães, o capitão Eliomar Alves.

Inscrições abertas

A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) está com inscrições abertas para o projeto social CãoTerapia. A iniciativa contempla escolas, faculdades, hospitais e instituições sociais que atendam crianças e adolescentes com necessidades especiais que queiram receber a visita dos cães de resgate da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE. O objetivo é potencializar a aprendizagem dos alunos e proporcionar um ambiente agradável de convívio para o público.

Contudo, para se inscrever, gratuitamente, basta enviar um e-mail para o endereço: caoterapiacbmce@gmail.com. O projeto realiza visitas às instituições três vezes por semana, conforme agendado previamente junto à equipe do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Em resumo, as atividades junto aos cães atendem a objetivos diversos, do controle da ansiedade e da agressividade, através da até facilitação da leitura.

Companhia de Busca com Cães recebe visita do JBV