Oito alunos do Colégio dos Bombeiros se preparam para seletiva internacional em Astronomia

22 de fevereiro de 2024 - 20:15 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – Escritora Rachel de Queiroz

Estudantes cearenses se preparam pela terceira vez para uma Seletiva Internacional de Astronomia, desta vez, no Rio de Janeiro

Oito jovens estudantes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará estão prestes a embarcar para o Rio de Janeiro. A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) cobrirá os custos da viagem, incluindo passagens de ida e volta e inscrição no evento.

Esses talentosos alunos se destacaram nas seletivas realizadas em dezembro de 2023, enfrentando provas online e conquistando seu lugar entre os 200 melhores do país. Agora, em março, eles participarão da fase presencial, onde serão avaliados para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional (IOAA) e Latinoamericana (OLAA) de Astronomia.

Fortaleza tem tradição nessas competições, mantendo representantes na IOAA desde 2017. Na última OLAA, em 2020, três estudantes da capital conquistaram medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze. A preparação desses jovens vem se desenrolando desde o ano passado, e o capitão João Rogério, professor de astronomia, acompanha de perto esse processo.

A expectativa é alta, e o orgulho da comunidade cearense também. Esses jovens brilhantes têm a chance de mostrar seu talento e representar o estado em uma competição internacional de alto nível.