Cobra jiboia de 3 metros é capturada em Caucaia após atacar galinhas

16 de fevereiro de 2024 - 11:07 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – Caucaia

Na tarde de quinta-feira (15), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma cobra jiboia de aproximadamente 3 metros de comprimento no bairro Parque Potira, em Caucaia. O animal foi encontrado em uma mangueira no quintal da residência. O proprietário da residência acionou a corporação após a cobra ter matado algumas galinhas. Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A guarnição de Salvamento 4 do quartel de Caucaia, composta pelos sargentos Romão e Alex Paulo, e soldados Andrade e Soares, utilizou técnicas específicas para capturar a cobra com segurança. O animal foi colocado em um saco apropriado e posteriormente solto em seu habitat natural, longe de residências, mas próximo à fonte de água.

Serpentes peçonhentas no Ceará

Segundo dados de estatística do CBMCE, a serpente peçonhenta mais comum no Estado é a jararaca. Já a cascavel aparece mais em regiões secas e áridas, enquanto a coral prefere áreas urbanas com muito lixo. Em Fortaleza, as cobras são mais frequentes na periferia, especialmente perto de lagoas e rios.

Cobra jiboia de 3 metros é capturada em Caucaia após atacar galinhas

Cuidados em caso de picada de cobra

As cobras se alimentam principalmente à noite, por isso, quando picam uma pessoa durante o dia, a quantidade de veneno injetado é menor. No entanto, picadas noturnas geralmente apresentam maior ação do veneno.

Conforme o Instituto Butantan, a maioria das serpentes brasileiras é de porte médio, o que explica por que as partes baixas do corpo são as mais atingidas em picadas: 70% nos pés e pernas, 13% nas mãos e antebraços e 17% em outras áreas.

Prevenção

Para evitar picadas de cobra, é importante tomar algumas precauções: usar calçados fechados ao caminhar em áreas com vegetação densa. Evitar colocar as mãos em buracos ou fendas. Manter o quintal limpo e livre de entulhos. Procurar atendimento médico imediato em caso de picada de cobra. E, sempre, manter-se distante de animais silvestres. Contudo, sempre importante, se possível, registrar o animal por meio de uma foto e/ou filmagem do seu aparelho de celular para que este possa ser identificado. Esta iniciativa, no caso de ataque, ajuda no tratamento mais rápido e eficaz.

Recomendações

Em caso de encontrar uma cobra em sua casa, o recomendado é manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A equipe de especialistas irá avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis para capturar o animal com segurança.

Vidas alheias e riquezas salvar!