Trilha na Serra de Maranguape: Mulher é resgatada após quebrar a perna

14 de fevereiro de 2024 - 09:51 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Na madrugada desta quarta-feira (14), equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate de uma mulher que havia quebrado a perna durante uma trilha na Serra de Maranguape. A vítima de 38 anos, que não teve a identidade revelada, estava acompanhada do filho de 13 anos e do marido de 37 anos, que, após o acidente, desceu a serra para pedir ajuda.

Desafios superados

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionada e sobrevoou a região, mas devido às nuvens e à densidade das árvores, não foi possível localizar a vítima. As equipes de salvamento, então, iniciaram a subida a pé pela trilha, que se encontrava escorregadia devido às chuvas, pedras soltas e a mata fechada.

Trilha na Serra de Maranguape: Mulher é resgatada após quebrar a perna

Sucesso da missão

Após cerca de quatro horas de buscas, os bombeiros localizaram a vítima e a imobilizaram em uma maca. A mulher foi cuidadosamente transportada pela trilha até um ponto onde uma ambulância aguardava. Em seguida, ela foi encaminhada para um hospital da região, onde recebeu atendimento médico. A suspeita é que, após uma queda, a vítima sofreu fratura na tíbia e fíbula da perna direita. Mas se encontrava consciente e orientada.

Equipes envolvidas no resgate

Em conclusão, somaram esforços no resgate da senhora a Defesa Civil de Maranguape, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, o Coordenador de Operações, três guarnições de busca e salvamento, 1, 3 e 5. Além do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A Coordenadoria  Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o salvamento 3 por volta das 13h14 da tarde desta terça-feira (13) e as guarnições concluíram o resgate por volta das 4h31 desta madrugada de quarta-feira (14).