Corpo de Bombeiros apagou 47 incêndios de veículos em janeiro de 2024

5 de fevereiro de 2024 - 11:53 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 47 incêndios de veículos em janeiro de 2024. A princípio, este número representa um aumento de 30,55% em relação ao mesmo período de 2023, quando se apagou 36 incêndios de veículos.

Em resumo, o número de incêndios em 2024 também supera os anos de 2022 (25), 2021 (41) e 2020 (34). No ano passado, o CBMCE atendeu a 473 ocorrências de incêndios em veículos, um número superior aos anos de 2022 (419), 2021 (336) e 2020 (396).

Prevenção

Diante do cenário preocupante, o CBMCE reforça a importância da prevenção. A corporação orienta os motoristas a tomarem medidas como:

– Manutenção em dia: Verificar regularmente a parte elétrica e mecânica do veículo, realizando as manutenções preventivas recomendadas pelo fabricante.

– Evitar sobrecarga elétrica: Não ligar vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo, na mesma tomada, e não usar extensões ou adaptadores de maneira inadequada.

– Proibição de fumar: Jamais fumar no interior do veículo, pois o cigarro é uma das principais causas de incêndios.

– Cuidado com objetos inflamáveis: Evitar transportar combustíveis, produtos químicos ou outros materiais inflamáveis no interior do veículo.

Ação em caso de incêndio: Ao notar um incêndio em veículo, é fundamental:

– Se afastar do local: Para garantir a segurança, as pessoas devem se afastar do veículo em chamas.

– Ligar para o 193: Acione o Corpo de Bombeiros imediatamente. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Conscientização

A prevenção é fundamental para evitar tragédias e preservar vidas. Agindo com cautela e tomando os devidos cuidados, é possível reduzir significativamente o risco de incêndios em veículos.

Lembre-se: A responsabilidade pela segurança no trânsito é de todos. Faça sua parte!