Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio – Cepi

1 de fevereiro de 2024 - 09:46 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio – Cepi

Incêndio no Edifício Joelma completa 50 anos O incêndio no Edifício Joelma, localizado na região central de São Paulo, completa 50 anos nesta quinta-feira (1º). A tragédia, que resultou na morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos, é considerada o segundo pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas, atrás do colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, em 11 de setembro de 2001.

O incêndio começou no 12º andar do edifício, que era ocupado pelo Banco Crefisul de Investimentos, devido a um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado. O fogo se espalhou rapidamente pelos demais pavimentos, causando a morte de muitas pessoas que não conseguiram escapar.

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio - Cepi

Incêndio no Edifício Joelma em São Paulo, 1974

O incêndio no Edifício Joelma foi um marco na história da segurança contra incêndios no Brasil. Após a tragédia, foram implementadas diversas medidas para melhorar a segurança dos edifícios, como a instalação de sprinklers, sistemas de alarme, escada de emergência, porta corta-fogo, entre outros.

Ainda hoje, o incêndio no Edifício Joelma é lembrado como uma tragédia que causou grande dor e sofrimento para muitas famílias. A data é um momento de reflexão sobre a importância da segurança contra incêndios e de homenagem às vítimas.

Vidas alheias e riquezas salvar!