Janeiro Branco – CBMCE promove palestra sobre ergonomia e saúde

31 de janeiro de 2024 - 19:49 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Janeiro Branco – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, no dia 26 de janeiro de 2024, uma palestra sobre ergonomia e saúde mental. O evento, realizado no Auditório Térreo do CBMCE – CISP, em Fortaleza, contou com a presença de bombeiros militares de todo o estado.

A palestra foi ministrada pela Dra. Ana Carolina Russo, professora da Universidade de São Paulo (USP), com expertise em ergonomia e saúde ocupacional. A Dra. Russo destacou a importância da ergonomia para a saúde física e mental dos trabalhadores da segurança pública.

“Um ambiente de trabalho ergonomicamente adaptado e equipamentos apropriados podem prevenir lesões físicas e reduzir o estresse mental, levando a uma melhoria significativa na eficiência operacional”, afirmou a Dra. Russo.

A palestra abordou exemplos práticos e estratégias para implementar soluções ergonômicas eficazes. A Dra. Russo enfatizou os benefícios cognitivos e mentais da ergonomia, como aprimoramento do foco e diminuição da fadiga mental.

Janeiro Branco - CBMCE promove palestra sobre ergonomia e saúde

“Um ponto chave é a influência positiva dessas medidas ergonômicas na capacidade de tomada de decisão dos profissionais, crucial em situações de alta pressão”, afirmou a Dra. Russo.

O foco principal da palestra esteve na promoção da saúde ocupacional integral, abrangendo aspectos físicos e psicológicos, e na otimização da performance no âmbito da segurança pública.

A iniciativa organizada pelo CBMCE contribuiu com a programação do Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental.

O Comando Geral prestigiou a iniciativa.