Incêndios elétricos em residências: como prevenir

17 de janeiro de 2024 - 12:52 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Incêndios elétricos em residências são uma ameaça significativa, representando uma parcela significativa dos incêndios residenciais. Ou seja, os curtos-circuitos, as sobrecargas e equipamentos elétricos com defeito são as principais causas de incêndios elétricos.

Medidas essenciais

A princípio, para mitigar o risco de incêndios, é essencial investir em manutenção periódica da instalação elétrica. Profissionais qualificados podem assegurar que a infraestrutura atenda rigorosamente aos padrões de segurança, reduzindo a probabilidade de curtos-circuitos decorrentes de falhas na fiação ou instalação inadequada.

Além disso, outra prática crucial é evitar a sobrecarga dos circuitos. A conexão excessiva de aparelhos elétricos em um mesmo circuito pode levar ao superaquecimento dos fios, um precursor perigoso de incêndios. É vital, portanto, distribuir adequadamente a carga elétrica e evitar o uso prolongado de extensões elétricas, projetadas apenas para emprego temporário.

Por fim, é importante realizar a manutenção regular dos equipamentos elétricos. Ventiladores, ar-condicionado e eletrodomésticos necessitam de cuidados para prevenir defeitos que poderiam resultar em superaquecimento e, consequentemente, incêndios. Seguir as orientações dos fabricantes sobre a manutenção adequada é fundamental.

Dicas práticas

+ Evite o uso excessivo de extensões elétricas. Essas são projetadas para situações temporárias e não devem suportar carga elétrica contínua de vários aparelhos.

+ Desligue aparelhos não utilizados. A prática de desligar aparelhos elétricos quando não estão em uso reduz o risco de sobrecarga e superaquecimento.

+ Mantenha objetos metálicos longe dos fios elétricos. Pregos, chaves ou moedas podem causar curtos-circuitos prejudiciais ao entrar em contato com os fios elétricos.

+ Evite o uso de aparelhos elétricos em locais úmidos. Ambientes úmidos aumentam o potencial de curtos-circuitos, tornando essencial evitar o uso de dispositivos elétricos nesses locais.

Em conclusão, investir na prevenção é a melhor estratégia para proteger lares e famílias contra incêndios elétricos. Ao seguir essas diretrizes e adotar medidas proativas, é possível construir um ambiente residencial seguro e minimizar os riscos associados a falhas elétricas.