Bombeiros Militares resgatam cavalo que caiu em cacimba em Beberibe

16 de janeiro de 2024 - 08:37 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar – Aracati

Na noite de segunda-feira (15), um cavalo caiu em uma cacimba em Beberibe, AIS 18. A Ciops acionou uma guarnição de bombeiros militares de Aracati que conseguiu resgatar o animal com sucesso.

O incidente ocorreu na Rua Cinelândia Maria, no Planalto Beberibe. O solicitante informou o sinistro por volta das 21h04. Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram o cavalo dentro da cacimba, que tinha uma profundidade de aproximadamente 3 a 4 metros.

A guarnição realizou uma amarração, criando uma alça de cabresto nas duas patas e no pescoço do animal. Em seguida, iniciaram o içamento do cavalo de cerca de 200kg. Para garantir a segurança do animal, passaram uma mangueira de 1 e 1/2 polegadas pelos quartos do animal.

Bombeiros Militares resgatam cavalo que caiu em cacimba em Beberibe

Apesar de estar bastante exausto, o cavalo foi retirado da cacimba com vida e sem ferimentos. A operação foi um sucesso e demonstra o compromisso dos bombeiros em garantir a segurança de todos os seres vivos em sua comunidade.

Balanço

A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11 mil animais em 2023, um aumento de 13,75% em relação ao ano anterior.

Ainda assim, os animais resgatados estavam em situações de risco, como locais perigosos, incêndios ou abandono. As espécies mais frequentes foram serpentes, felinos, cães, iguanas e cassacos.

Contudo,  o número de resgates em 2023 superou todos os anos anteriores. Em 2019, foram resgatados 3,9 mil animais; em 2020, 5,2 mil; em 2021, 6,2 mil; e em 2022, 9,6 mil.

Por fim, o CBMCE segue comprometido com a missão de salvar vidas e riquezas, incluindo a vida de animais em situações de risco.

Prevenção

Por prevenção, recomendamos por tampa, cerca e sinalizar todos os poços. Em conclusão, esta atitude evitar acidentes com animais e seres humanos.