9 de janeiro de 2024 - 20:27 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE e SAMU

Corpo de Bombeiros e Samu resgatam sete pessoas após colisão entre micro-ônibus e um trem.

A princípio, uma colisão entre um micro-ônibus e um trem na linha Leste Oeste, em cruzamento na Avenida Filomeno Gomes, no bairro Jacarecanga, deixou sete pessoas feridas na tarde desta terça-feira, 9 de janeiro, em Fortaleza,  na AIS 4.

Segundo o tenente Costa Júnior, “o micro-ônibus seguia pela Avenida quando colidiu com o trem, que estava seguindo em sentido perpendicular”, informou o comandante do socorro. A Ciops acionou os bombeiros militares.

A guarnição de busca e salvamento 1 ao chegar no local constatou que haviam sete vítimas, duas sendo atendidas fora do veículo, mas todas as conscientes e orientadas. Porém, sem acesso normal de saída.

Para o resgate das vítimas, os bombeiros militares utilizaram um aparelho desencarcerador portátil multifuncional para retirar uma porta do micro-ônibus. Ainda assim, também se abriu a janela saída de emergência para facilitar os trabalhos de remoção das vítimas.

Em resumo, o Samu e o Corpo de Bombeiros somaram esforços no atendimento pré-hospitalar e resgate das vítimas. Enquanto a Polícia Militar interditou e salvaguardou o local e a Pefoce realizou sua competência institucional.

As vítimas, cinco mulheres entre 15 e 50 anos, que sofreram: suspeita de traumatismo craniano encefálico (TCE); fratura no braço; dor na perna; fratura no fêmur e com dor na cabeça. Enquanto, os dois homens, de 20 e 50 anos, sofreram dores nas pernas e traumatismo craniano encefálico (TCE).

O trânsito no local ficou parcialmente interditado até a retirada dos veículos envolvidos no acidente.

NOTA DO METROFOR

Metrofor registrou ocorrência às 16:48 desta terça-feira (9/1), na qual um micro-ônibus, que integra o sistema de transporte complementar, colidiu com um trem do Metrofor, na Linha Oeste, em cruzamento na Avenida Filomeno Gomes.

O local é sinalizado, e as sinalizações estavam ativadas no momento da passagem do trem, incluindo sinais sonoros que avisam sobre a proximidade do VLT, além de outros itens, como a inscrição “pare olhe e escute”.

Um boletim de ocorrência será aberto para apurar as circunstâncias. De acordo com o código brasileiro de trânsito, o tráfego de trens é prioritário no trânsito das cidades, sendo obrigatória a atenção máxima dos veículos rodoviários ao cruzarem vias férreas.