Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares

4 de janeiro de 2024 - 13:56 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – José Walter

Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares, na Rua da Glória, no bairro Planalto Airton Senna. AIS 9.

A Ciops acionou os bombeiros militares por volta das 08h40 dessa manhã de quinta-feira (4).

A princípio, duas irmãs de 84 e 90 anos sofreram queimaduras de primeiro e segundo grau nos membros inferiores e no membro superior esquerdo. Como também, os vizinhos apagaram o incêndio e as trouxeram para fora da residência.

Segundo o 1º tenente Antônio EDMO Magalhães Junior, “ao mesmo tempo, realizamos o resfriamento e rescaldo do ambiente sinistrado, quarto e corredor. Assim como, realizamos o atendimento pré-hospitalar das vítimas”, informou o comandante do socorro.

Em resumo, o rescaldo consumiu 300 litros de água da viatura ABTS 07. Como também, uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros (Alfa 01) atendeu e conduziu as duas vítimas para o Centro de Tratamento de Queimados do IJF Centro.

Contudo, as chamas atingiram uma cama de casal com colchão; um ventilador; uma rede; uma porta do quarto; pintura, instalação elétrica, forro de PVC, incluindo telhado, caibros, ripas e telhas do quarto e do corredor que dava acesso e parte do guarda-roupa.

Por fim, pelo combate a incêndio, atuaram: 1º tenente Edmo, sargento Daniel e os soldados: Micael e Galdino. Enquanto pelo resgate: Sargento Frederico e o soldado P. Borges.

Balanço

Em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1339 incêndios de residências. Em relação a 2022, representa um aumento de 13,09%.

Neste sentido, os números de 2023 superam 2022 (1079), 2021 (1020), 2020 (1040) e 2019 (935).

Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares

Uma hipótese é que o incêndio iniciou no ventilador e se alastrou para o colchão.

Prevenção

Incêndios em residências são uma das principais causas de mortes e perdas materiais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a maioria desses incêndios é provocada por curtos-circuitos, causados principalmente por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, carregadores de celular, má utilização de tês e extensões, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas.

Para prevenir incêndios em residências, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) orienta que sejam tomadas as seguintes medidas:

Manutenção da rede elétrica a cada cinco anos: essa medida é importante para identificar e corrigir possíveis problemas que possam causar curtos-circuitos.

Evite ligar vários aparelhos no mesmo ponto de tomada: essa prática pode sobrecarregar a rede elétrica e causar curtos-circuitos.

Não apoie o celular sobre sofá, cama, colchão ou travesseiros ao carregá-lo: o calor gerado pelo carregamento pode causar um incêndio.

Retirar o carregador da tomada quando terminar de carregar o celular: essa medida evita o superaquecimento do carregador e, consequentemente, um incêndio.

Desligar o registro do gás de cozinha (GLP) e todos os equipamentos elétricos ao sair de casa: essa medida evita que um incêndio se inicie por descuido.

Fechar as portas e janelas de todos os cômodos: essa medida dificulta a propagação do fogo.

A prevenção é a melhor forma de evitar incêndios em residências. Seguindo essas orientações, você pode ajudar a proteger sua casa e sua família.