Corpo de Bombeiros combate 23,96% mais incêndios em 2023

3 de janeiro de 2024 - 14:58 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros combate 23,96% mais incêndios em 2023, em todo o Estado do Ceará.

A princípio, o combate a incêndio atuou em 14.725 ocorrências, em comparação com as 11.878 ocorrências no mesmo período do ano anterior, em todo o território cearense.

Além disso, entre os tipos de incêndios mais combatidos, destaca-se um aumento de 35,80% nos incêndios em vegetação, totalizando 7.081 ocorrências, em comparação com as 5.214 ocorrências do ano anterior. Como também, foram registrados 1.339 incêndios em residências, um aumento de 13,09% em relação a 2022. Enquanto os incêndios de veículos também apresentaram um aumento de 12,88%, com um total de 473 ocorrências em comparação com as 419 do ano anterior.

Do mesmo modo, os incêndios em edificações comerciais aumentaram em 10,12%, totalizando 533 ocorrências. Enquanto os incêndios em lixo, monturo, aumentaram em 9,78%. Por outro lado, as ocorrências relacionadas a gases diminuíram em 3,54%, sendo atendidas 2.043 ocorrências em 2023, em comparação com as 2.118 do ano anterior.

Prevenção salvando e patrimônios

O Corpo de Bombeiros destaca a importância da prevenção para evitar incêndios. Algumas orientações fornecidas incluem desligar o gás de cozinha e todos os aparelhos elétricos ao sair de casa ou do local de trabalho, realizar a manutenção da rede elétrica a cada cinco anos, evitar conectar múltiplos aparelhos em uma mesma tomada, não apoiar o celular em superfícies macias durante o carregamento, não atear fogo em lixo e manter portas e janelas fechadas para evitar a propagação das chamas.

O CBMCE reforça seu compromisso em salvar vidas e preservar o patrimônio. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que funciona 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.