Sobre o resgate e atendimento pré-hospitalar em Tabuleiro do Norte

1 de janeiro de 2024 - 20:15 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel de Limoeiro do Norte

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atuou no resgate de uma jovem de 20 anos que havia se afogado na passagem molhada de Tabuleiro do Norte, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), por volta das 12h45 dessa segunda-feira (1).

Ao chegar no local, os bombeiros militares constataram que uma das vítimas, de 15 anos, havia sido resgatada por um banhista e não precisou de maiores cuidados. Com apoio de populares, se iniciou a busca pela outra vítima, sendo encontrada submersa por um pescador após cerca de 10 minutos.

Os bombeiros militares iniciaram imediatamente a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), ainda à beira d’água, com compressões torácicas e ventilações com a Pocket Mask por cerca de 30 minutos até a chegada de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Ceará, com a presença de um médico no local.

O cabo Nairo, do CBMCE, também auxiliou a equipe do SAMU no ambiente interno da ambulância por mais 38 minutos, até a vítima apresentar sinais vitais. Após retorno dos sinais vitais e estabilização da vítima, o médico informou que a transportaria para o Hospital Regional.

Também somaram esforços na ocorrência, os seguintes bombeiros militares, sargento Freitas, cabos: Nairo e Augusto, soldados: Capistrano e De Lima.

A Reanimação Cardiopulmonar (RCP)

O procedimento, conhecido pela sigla RCP envolve um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Ou seja, a RCP combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, ventilações, de modo a fornecer oxigênio ao cérebro.

Parabéns aos profissionais envolvidos e aos populares, que a todo momento torciam e oravam pela vítima.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).