CBMCE – Sexto desafio do Guarda-vidas do Ceará

29 de dezembro de 2023 - 08:40 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Dia Nacional do Guarda-vidas

Primeiramente, anualmente, em 28 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional do Guarda-Vidas.

A princípio, esses profissionais são treinados para proteger e salvar pessoas em situações de perigo no mar, rios ou piscinas, evitando afogamentos e outros acidentes.

Breve histórico

Antes de mais nada, a profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, e no Brasil, os primeiros guarda-vidas iniciaram seu trabalho em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Contudo, a data de 28 de dezembro coincide com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar. Ainda assim, a Brigada Militar formou sua primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como guarda-vidas, na cidade de Porto Alegre, em 28 de dezembro de 1970.

O Sexto desafio do Guarda-vidas do Ceará

Em homenagem ao Dia Nacional do Guarda-vidas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), para comemorar este dia, realizou o Sexto desafio do Guarda-vidas.

Conforme o capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, “o desafio é composto por duas competições, a primeira sendo uma competição de revezamento por equipes, onde quatro guarda-vidas se dividem em situações diferentes para completar a prova, entre elas, correr, nadar semi equipado, realizar um salvamento e nadar sem o equipamento”. Enquanto a segunda competição é a tradicional corrida da nadadeira, onde os guarda-vidas vão sendo eliminados prova a prova”, concluiu o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.

CBMCE - Sexto desafio do Guarda-vidas do Ceará

O Coronel Comandante-Geral do CBMCE e o Comandante do BBS também prestigiaram a iniciativa

Resultados – 1ª Competição

A 1ª Competição contou com doze equipes concorrendo.

Primeiro lugar: 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE

Segundo lugar: Polícia Militar do Ceará, formada por Guarda-vidas formados pelo CBMCE

Terceiro lugar: Companhia de Mergulho de Resgate do CBMCE

Já no feminino

Primeiro lugar: Equipe mista formada por militares da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do CBMCE

Resultados – 2ª Competição

Primeiro lugar: Soldado BM Veríssimo da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE,  já bicampeão ganhou 2022 e 2003

Segundo lugar: Soldado BM Da Paz da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE

Terceiro lugar: Soldado BM Leônidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE

Enquanto no feminino

Primeiro lugar: Soldado BM Sahara da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE

Segundo lugar: Soldado BM Bernadete 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE

Terceiro lugar: Soldado Nicassia da Companhia de Quixeramobim do Comando de Bombeiros do Interior.