CBMCE – O que fazer no caso de vazamento de gás de cozinha?

29 de dezembro de 2023 - 12:04 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE – O que fazer no caso de vazamento de gás de cozinha?

O gás de cozinha

A princípio, o gás de cozinha, também  conhecido como gás liquefeito de petróleo (GLP), é uma mistura de propano e butano, obtidos do petróleo ou gás natural. Armazenados sob pressão em botijões, são usados em fogões e aquecedores. São eficientes e fáceis de transportar, mas seu manuseio requer cuidado devido ao risco de vazamentos e incêndios.

O que fazer no caso de vazamento de gás de cozinha?

Feche o registro do gás. É o primeiro passo a ser tomado, pois interrompe a passagem de gás para o ambiente.

Abra portas e janelas. Isso vai ajudar a ventilar o ambiente e ajudar na dispersão do gás.

Afaste pessoas e animais do local. O gás é invisível, não se vê, e inodoro, não se tem cheiro, mas pode ser sentido pelo cheiro de ovo podre. Se você sentir esse cheiro, saia do local imediatamente, pois é um dos sinais mais comuns de vazamento de gás.

Não use equipamentos elétricos. Faíscas podem provocar uma explosão.

Chame um profissional especializado. Ele vai identificar o local do vazamento e realizar o reparo.

Em casos mais graves, como se o vazamento for grande ou se houver um incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Prevenção que salva vidas e protege patrimônios

Quando se deve trocar o registro de gás?

Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.

Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.

Em resumo, outra recomendação do Corpo de Bombeiros é que, sempre ao adquirir um botijão de gás, o proprietário verifique se há algum amassado ou pontos de ferrugem, se observado, não receber e trocar por outro sem estes sinais. eliminando as chances de vazamentos estruturais. Além disso, a cada cinco anos, se deve trocar o registro, a mangueira de gás e as braçadeiras, em decorrência do ressecamento, o que também eleva as chances de vazamentos.

Nunca deixar o botijão de gás próximo a fontes de calor. Se o botijão vazar gás, fechar a válvula e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente. 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.

Outra sugestão é a aquisição de um extintor tipo ABC de 6kg, sendo um recurso fundamental no combate de um princípio de incêndio.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a evitar acidentes e salvar vidas.