CBMCE e Corpo de Bombeiros da Alemanha realizam intercambio

28 de dezembro de 2023 - 13:02 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Primeiramente, o CBMCE e o Departamento de Bombeiros da cidade de Bad Saarow, Estado de Brandemburgo – Alemanha, na manhã dessa quarta-feira (27), na sede da 7ªCIA | 1°BBM – CISP, AIS 5, realizaram intercambio com uma troca de conhecimentos na área de combate a incêndio urbano.

A princípio, a instrução teve como público alvo os instrutores do Curso Básico de Combate à Incêndio Urbano (CBCIU) e alguns militares convidados que também possuem o referido curso.

CBMCE e Corpo de Bombeiros da Alemanha realizam intercambio

Instrução do tenente alemão Jürgen Nickel

Assim como, os participantes puderam conhecer as práticas alemãs e apresentar os procedimentos adotados pelo CBMCE. Antes de mais nada, no que diz respeito às técnicas de manejo de esguicho para resfriamento de gases para a progressão no interior de edificações atingidas por incêndio. Bem como, operações de busca e resgate de vítimas em incidentes de incêndio estrutural. Além do protocolo de atuação de Equipe de Resgate de Bombeiro (Rapid Intervention Team – RIT).

Contudo, a instrução contou com parte teórica e parte prática, todas acompanhadas por um intérprete.

Ao final, os participantes concluíram que os procedimentos adotados pelo CBMCE estão em consonância com as melhores práticas internacionais de combate a incêndio.