Guarda-vidas do CBMCE salvam dois turistas de afogamentos

27 de dezembro de 2023 - 20:26 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia de Salvamento Marítimo | Batalhão de Busca e Salvamento

A princípio, dois turistas de Caxias do Sul – RS foram salvos de afogamento por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) na tarde dessa quarta-feira (27), na Praia do Futuro, em Fortaleza. AIS 10.

Os dois homens, de 32 e 34 anos, estavam nadando no mar quando foram arrastados pela correnteza. Guarda-vidas do Posto 06 resgataram os banhistas, um em grau um, apenas tosse e o outro em grau dois, com um pouco de espuma. Os Guarda-vidas foram aplaudidos pela população que presenciou o resgate, quando saíram do mar com as vítimas.

Segundo o subtenente Francisco de Assis Abreu Neto, “um dos turistas recebeu oxigenioterapia no local. Ele estava consciente e orientado, mas exausto”, informou o  fiscal de praia. Contudo, o outro turista não precisou de atendimento médico. Após se recuperar, as vítimas receberam a orientação para se dirigirem ao pronto socorro, que informaram que iriam por meios próprios.

Guarda-vidas do CBMCE salvam vida de turista

Prevenção

Nesse sentido, o CBMCE destaca a importância da prevenção de afogamentos. A instituição recomenda que os banhistas só nadem em locais com postos de guarda-vidas, nunca entrem na água se não souber nadar, fiquem perto do raso e evitem ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar. Lembrem-se, “água no umbigo, sinal de perigo”.

Balanço

Em resumo, em 2023, o CBMCE salvou 493 vidas de afogamentos, em todo o Estado do Ceará. Este número representa uma redução de 15,14% em relação ao mesmo período de 2022.

Por fim, caso precise, ligue 193, a ligação é gratuita!