Corpo de Bombeiros apaga incêndio em queima de lixo

27 de dezembro de 2023 - 09:08 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

2ª Companhia do 4º Batalhão – Limoeiro do Norte

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em queima de lixo, na Rua Franklin Gondim Chaves, em Limoeiro do Norte, AIS 18.

A princípio, na manhã de terça-feira, 26, por volta das 9h30, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) apagou um incêndio em monturo, queima de lixo.

Conforme o 3º sargento Gleidson de Freitas Carneiro, “no local, constatei que o incêndio não era na reciclagem mas apenas nos matérias descartados (lixo) da mesma se estendendo para alguns materiais plásticos que estavam próximos”, informou o comandante do socorro.

Em resumo, o material incendiado pertencia à empresa de reciclagem e as chamas se alastraram, atingindo objetos de plástico próximos e causando um princípio de incêndio. A equipe do CBMCE agiu prontamente e conseguiu debelar as chamas em cerca de 15 minutos, utilizando duas mangueiras. Felizmente, não houve vítimas nem danos materiais significativos.

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em queima de lixo

Contudo, vale ressaltar que a queima de lixo, mesmo em propriedade privada, é considerada um crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei nº 9.605/1998, e pode resultar em pena de prisão de até cinco anos. Este incidente serve como um lembrete importante para a população sobre a necessidade de descartar o lixo de maneira adequada e segura, a fim de evitar tais incidentes e proteger o meio ambiente.

Ou seja, tanto o incêndio pode se alastrar, vindo a atingir outros locais e materiais. Como também, essa fumaça pode ser tóxica, conforme o que esteja queimando.

Balanço

Em síntese, O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 14,68% nos incêndios em monturo (lixo) nos onze primeiros meses de 2023, com 1.273 ocorrências, comparado a 1.110 no mesmo período de 2022. Ou seja, este resultado supera os anos de 2022, quando o CBMCE atendeu a 1.279 incêndios de monturo, de 2021 (1.038), 2020 (1.079) e 2019 (942).

Por fim, atuaram na ocorrência: o 3º sargento Freitas, os cabos: Diego, Kennedy e Viana, além do soldado Wendel.