25 de dezembro de 2023 - 15:28 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

6ª Companhia do 3º Batalhão – Quartel de Canindé

Corpo de Bombeiros resgata jovem de incêndio em Canindé, na localidade de Santa Luzia, AIS 15, ocorreu um incêndio residencial nessa manhã, por volta das 8h30 de segunda-feira (25). O sargento Barroso, mesmo estando de folga, agiu prontamente. Ele entrou na casa e, com a ajuda de seu tio, resgatou uma jovem de 18 anos que estava desacordada em seu quarto.

O 3º sargento Rafael Barroso Paulino relatou: “Acessei a residência por uma persiana do banheiro. Com a ajuda de uma ferramenta, forcei uma porta de vidro para entrar no quarto e resgatar a jovem que estava desacordada”. Logo após o resgate da jovem, imediatamente, a conduzimos para uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica.

Corpo de Bombeiros resgata jovem de incêndio em Canindé

Além disso, a guarnição resgatou dois gatos e os entregou aos familiares dos proprietários da casa. A CIOPS de Fortaleza e uma ligação direta para o quartel pelo número 193 informaram sobre o incêndio.

Em resumo, quando a guarnição chegou, eles agiram rapidamente. Realizaram o combate ao incêndio e fizeram o rescaldo com cerca de 1000 litros de água da viatura ABT 50. Infelizmente, as chamas consumiram a cozinha e a sala, resultando em perda total, enquanto os demais cômodos foram atingidos pela fuligem.

Corpo de Bombeiros resgata jovem de incêndio em Canindé

Também chamou a atenção, uma imagem de Nossa Senhora que somente ficou coberta por fuligem.

Por fim, a equipe de resgate, composta pelo subtenente Genivan, os cabos Mazza, Lavor e Thaylane, além do soldado Gleison.

Balanço

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 11,21% no número de incêndios residenciais em 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Entre janeiro e novembro, o CBMCE atendeu a 1200 ocorrências de incêndios em residências em todo o território cearense.

Em conclusão, os números de 2023 superam os números dos últimos quatro anos: 1079 incêndios em 2022, 1020 em 2021, 1040 em 2020 e 935 em 2019.