25 de dezembro de 2023 - 18:00 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – Jovem Brigadista de Valor

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou, na manhã dessa sexta-feira (22), a formatura de 50 novos brigadistas em Paracuru. A iniciativa ocorreu no Ginásio de Esportes do Colégio EMEF Antônio Sales e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e do CBMCE.

A cerimônia

A princípio, a cerimônia iniciou com a apresentação da Banda de Música do Mestre Pixuna de Paracuru, seguida pela incorporação da Bandeira aos pelotões de formandos. Em seguida, a Comandante-Aluna dos Formandos 2023, aluna Maria Evely dos Santos Bandeira, solicitou formalmente ao tenente coronel QOBM Naum Maurício Gomes, Comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), autorização para iniciar a formatura.

Homenagens

Como também, ao longo da solenidade, cinco alunos do JBV, considerados destaques no ano letivo de 2023, receberam homenagens:: Ana Vitória Sabino de Vasconcelos, Joabe de Moura Procópio, Maria Evely dos Santos Bandeira, Sarah dos Santos Moreira e Maria Eduarda Peixe Lima. Também se homenageou seis Amigos do JBV, que prestaram relevantes serviços à instituição.

Discursos

Ainda assim, o aluno João Paulo Freitas de Souza foi o juramentista da turma, comprometendo-se a servir à comunidade com dedicação e profissionalismo. A oradora da turma foi a aluna Sarah dos Santos Moreira, que falou sobre a importância do projeto Jovem Brigadista de Valor para a formação de jovens cidadãos conscientes e preparados para atuar na prevenção de acidentes e desastres.

Em resumo, o prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa, destacou a importância do JBV para a formação de jovens lideranças no município. O comandante do CTDH, tenente coronel QOBM Naum Maurício Gomes, ressaltou o compromisso do CBMCE com a formação de jovens brigadistas que possam contribuir para a segurança pública do Ceará.

CBMCE realiza formatura de conclusão do JBV de Paracuru

Por fim, o JBV é um programa social do CBMCE que tem como objetivo formar jovens brigadistas para atuar na prevenção de acidentes e desastres. O curso tem duração de um ano e é oferecido gratuitamente aos jovens de 14 a 18 anos. Atualmente, o JBV atende a mais de 5.800 brigadistas em 162 núcleos no Ceará.