JBV | CBMCE – Formatura de conclusão de 2023

15 de dezembro de 2023 - 09:48 # # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)

JBV | CBMCE – Formatura de encerramento ano letivo de 2023. Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A princípio, na tarde desta quinta-feira (14), se realizou a formatura de conclusão dos formandos do curso Jovem Brigadista de Valor (JBV) de 2023. A cerimônia iniciou às 16h00 com a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tendo como mestre de cerimônia o subtenente QOPBM Haroldo Lima do CTDH.

Assim, a cerimônia ocorreu no ginásio da 1ª Companhia – 1ª Cia/1º BBM (Quartel Central), na Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga – Fortaleza-CE e contou com a presença das seguintes autoridades: do Comandante Adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia, do Comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), o tenente-coronel Naum Maurício Gomes. Além dos seguintes oficiais: capitão Felipe Aguiar Gomes, 1º tenente Francisco Almeida de Sousa Filho, 1º tenente Fernando Alencar Feitosa, 2º tenente Francisco Jaldemi Chaves Moreira, 2º tenente Francisco Antônio de Oliveira, subtenente QPBM Haroldo Lima e subtenente QPBM Ferreira.

A solenidade

Antes de mais nada, a turma de 2023, composta por 240 alunos de Fortaleza, encerrou o ciclo do JBV sob a coordenação de uma equipe de profissionais dedicados, incluindo o CAP QOABM Aguiar, CAP QOABM Cidreira, 1º TEN QOBM Madson, entre outros.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a incorporação da Bandeira aos pelotões de formandos do JBV 2023, conduzida pela AL JBV Bianca Elen dos Santos Lira. A Comandante-Aluna dos Formandos 2023, AL JBV Ana Clara Estevão Pessoa, solicitou formalmente ao Comandante Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará autorização para iniciar a formatura dos formandos 2023.

Este ano, pela primeira vez, o CTDH gerenciou e formou alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará (CPMGEF), denominados Pelotão de Brigadistas, com a grade curricular do JBV sendo coordenada pelo ST QPBM Rogerio Ferreira da Costa.

Homenagens

Como também, durante a cerimônia, sete alunos do JBV foram homenageados como destaques nos Formandos JBV do ano letivo de 2023, incluindo Ana Clara Estevão Pessoa, Bianca Elen dos Santos Lira e Kaick de Sousa Isaquiel Ferreira do CBMCE, e Cauã Sobreira Cidrão, Lais Sampaio Santos, Lucas Emanuel Goes Pereira Menezes e Natan Frederic Moura Saraiva do CPMGEF.

Além disso, duas personalidades foram homenageadas como Amigos do JBV, recebendo um certificado pelos relevantes serviços prestados à instituição e aos programas sociais do CBMCE. Os homenageados foram Francisco Antônio de Oliveira, 2º TEN QOABM, e Maria Júlia Bastos Vasconcelos, professora da EEMTI – CAIC Maria Alves Carioca.

Por fim, a cerimônia foi encerrada com um banho simbolizando o batismo dos formandos, uma tradição nos cursos da instituição. Este evento marcou o fim de um ciclo e o início de uma nova jornada para os formandos do JBV 2023.

Um pouco mais sobre o JBV

O programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

Esses jovens recebem capacitação para prestar o primeiro atendimento em casos de acidentes, acionar o socorro necessário para o local do incidente e oferecer assistência inicial em emergências pré-hospitalares, incluindo o combate a incêndios iniciais. Além disso, o curso incentiva a realização de trabalho voluntário em suas comunidades e a promover a prevenção de acidentes domésticos, fortalecendo assim uma cultura de prevenção na sociedade cearense.

Histórico

Primeiramente, a iniciativa Jovem Brigadista de Valor (JBV) é um programa voltado para a formação de crianças e adolescentes de 14 a 17 anos, de ambos os sexos, baseado em valores como civismo, ética, respeito à diversidade e preservação do meio ambiente. Ele tem como objetivo capacitar esses jovens para prestarem primeiros socorros, acionarem ajuda em situações de emergência, como acidentes e incêndios, além de incentivar o trabalho voluntário na comunidade e promover a cultura da prevenção de acidentes.

Em síntese, desde sua fundação em 2002, sob o comando do coronel Duarte Frota, o JBV cresceu significativamente, contando hoje com 5.880 brigadistas em 162 núcleos, distribuídos em Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Estado do Ceará. Os participantes passam por um curso anual de 264 horas/aula, abordando temas como atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, combate a incêndios, ética, cidadania e outras atividades sociais e educativas.

Em conclusão, os brigadistas recebem treinamento por meio de encontros semanais, nos quais eles aprendem sobre uma variedade de temas, tais como educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde. Esse processo visa formar cidadãos conscientes e comprometidos com a segurança da sociedade cearense.

Vidas alheias e riqueza salvar!