Incêndio de veículo mobiliza bombeiros militares de Sobral

15 de dezembro de 2023 - 15:06 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia do 3º Batalhão – Quartel de Sobral

Incêndio de veículo mobiliza bombeiros militares de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14.

A princípio, um incêndio em veículo causou perda total em Sobral, na manhã desta sexta-feira (15). O fato ocorreu na Rua Menino Deus, no centro da cidade.

Conforme o tenente-coronel  Francisco Roberto Maciel de Moraes, “a CIOPS de Sobral acionou os bombeiros por volta das 09h29min desta manhã. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram o veículo, um Fiat Uno, em chamas”, informou o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Contudo, o combate e o rescaldo consumiu aproximadamente 2.000 litros de água, sendo concluído por volta das 09h53min.

Em resumo, o proprietário do veículo, que não teve a identidade revelada, nada sofreu, estava no local e ficou responsável de retirar o veículo da via. Guardas de trânsito também estiveram no local para auxiliar no controle do trânsito.

Por fim, a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas a suspeita é de que tenha sido ocasionado por um curto-circuito elétrico.

Dicas de prevenção

Para evitar incêndios em veículos, é importante seguir algumas dicas de prevenção:

– Faça a manutenção periódica do veículo, incluindo a verificação do sistema elétrico e do sistema de arrefecimento;

– Não deixe objetos no interior do veículo que possam causar faíscas ou curto-circuito, como cigarros acesos, ferramentas ou líquidos inflamáveis;

– Evite estacionar o veículo em locais fechados ou pouco ventilados;

– Se o veículo apresentar algum problema, como fumaça ou cheiro de queimado, desligue o motor e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Em caso de incêndio em veículo, é importante manter a calma e seguir as orientações dos bombeiros.

Balanço

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 429 incêndios em veículos em todo o estado entre janeiro e novembro de 2023, um aumento de 7,51% em relação ao mesmo período de 2022, quando registramos 399 incêndios.

Em síntese, os dados mostram que os incêndios em veículos estão aumentando no Ceará há pelo menos três anos. Em 2020, registramos 396 incêndios, em 2021, 336 incêndios, e em 2022, 419 incêndios.

Contudo, as principais causas de incêndios em veículos são: Curto-circuito elétrico, problemas mecânicos e negligência humana.