CBMCE promove solenidade de abertura da Operação Férias 2023.2

15 de dezembro de 2023 - 18:23 # #

ASCOM SSPDS e CBMCE | Governo do Estado do Ceará

Em razão do período de férias e do aumento da movimentação de banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) está realizando a “Operação Férias 2023.2”, que visa prevenir afogamentos intensificando as fiscalizações nas praias cearenses. A abertura da operação aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), com evento sediado na orla marítima da Praia de Iracema. A “Operação Férias 2023.2” visa prevenir afogamentos intensificando as fiscalizações nas praias cearenses. Serão 115 guarda-vidas que atuarão na orla marítima do Estado até o final de janeiro de 2024.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; o coronel comandante adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia; o comandante do Comando de Bombeiros da Capital, tenente-coronel José Leandro Marinho, entre outras autoridades.

O efetivo ficará distribuído em 23 postos, entre fixos e móveis, e funcionará no horário das 9h às 17h. Ficarão disponibilizadas seis viaturas 4×4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, seis quadriciclos e duas ambulâncias de resgate. Deste modo, os guarda-vidas farão o resgate aquático e executarão a recuperabilidade do afogado; as ambulâncias farão o transporte da vítima até a unidade médica. Já os mergulhadores de resgate também estarão de prontidão para realizar as mais diversas operações subaquáticas.

O guarda-vidas, 1° tenente Theophilo separou algumas dicas importantes para prevenir afogamentos. “Antes de entrar no mar, procure sempre um posto de guarda-vidas, pois nele haverá um profissional habilitado para prestar informações sobre as condições do mar e realizar um resgate caso necessário. A segunda dica é não se arriscar, caso não tenha experiência de natação permaneça no raso ou até mesmo não entre na água. Não misture o consumo de bebida alcoólica com o banho de mar, pois o álcool irá afetar sua percepção de risco e reduzir sua capacidade física. Outra dica valiosa é não tentar realizar um resgate caso não seja treinado para isso, pois você pode acabar se tornando mais uma vítima”, destaca o oficial.

Orientações para os banhistas

– As pessoas precisam estar atentas às “correntes de retorno”, que é um canal que cria uma falsa aparência de tranquilidade e praticamente sem ondas. Isso ocorre devido à profundidade do local. Sempre que há pontos com esse tipo de fenômeno, o Corpo de Bombeiros coloca uma placa indicando os banhistas sobre os riscos. É importante que a população obedeça à sinalização para evitar afogamentos e outros acidentes;

– É importante que as pessoas que estejam ingerindo bebida alcoólica não entrem no mar;

– Procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas;

– Os postos de guarda-vidas possuem pulseiras para crianças. O pequeno apetrecho servirá para localizar os pais ou responsáveis caso os pequenos venham a se perder.