14 de dezembro de 2023 - 07:35 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares – Aeródromo

A princípio, o 31º aniversário da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª Cia/1º BBM – aeródromo) foi comemorado nesta quarta-feira (13) em uma solenidade realizada no pátio interno da Companhia, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa, do Comandante do CBC, Tenente Coronel José Leandro Marinho, do Comandante do 1º Batalhão o Tenente-Coronel Joilton Moura de Menezes, do Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Francisco Cláudio de Sousa e de outras autoridades civis e militares.

Histórico

A 6ª Cia/1º BBM foi criada em 1º de dezembro de 1992, quando os serviços de prevenção e combate a incêndio ainda eram operados pela Base Aérea de Fortaleza, com o nome de Pelotão Contra Incêndio (PCI), a partir desta data seu nome mudou para Seção Contra Incêndio (SCI) e passou a ser operada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e seu primeiro Comandante foi o então Capitão BM Joaquim dos Santos Neto, que viria no futuro a se tornar Comandante Geral do CBMCE.

Como também, em 1994, a INFRAERO assumiu a operação do aeroporto de Fortaleza e firmou convênio com o CBMCE para manter as operações da SCI.

Bem como, em 2018, a Fraport Brasil S.A., assumiu a operação do aeroporto e, através do Acordo de Cooperação nº 01/2018, firmou uma parceria Público-Privadas com o Governo do Estado, SSPDS e CBMCE, para que a Corporação mantivesse a Unidade de Bombeiros Militar, que em 2019 passou a se denominar 6ª Companhia do 1º Batalhão Bombeiro Militar, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza, para manter as operações do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC).

Em resumo, com a renovação do Acordo de Cooperação em dezembro de 2022, a 6ª Cia/1º BBM-Aeródromo passou a possuir um efetivo de 57 bombeiros militares, sendo 06 Oficiais e 51 Praças, que desempenham as funções operacionais especializadas em salvamento aeronáutico, primando pela excelência na prestação de serviços à sociedade brasileira e por que não dizer, ao mundo.

"</a

Comendas

Durante a solenidade foram entregues condecorações do CBMCE aos militares pelos relevantes serviços prestados a Companhia. Assim como, aos cidadãos que colaboraram para o cumprimento da missão bombeiro militar. Ademais, foi realizada a leitura do histórico da 6ª Companhia do 1º Batalhão, o canto do Hino Nacional Brasileiro e do Soldado do Fogo, sob os acordes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

comandas 6ª Companhia

A formatura

Em síntese, um marco histórico para os anais da 6ªCia/1ºBBM foi a participação da banda de música do CBMCE e a execução do primeiro desfile militar em uma solenidade na Unidade. A tropa foi comandada pelo 2º Tenente QOABM Alexandre e composta por dois pelotões, sendo o primeiro pelotão simbolizando o resgate e salvamento em aeronaves, comandado pelo Subtenente Paulo, e o segundo pelotão simbolizando o combate a incêndio, comandado pelo Subtenente Luciano.

desfile da 6ª Companhia do 1º Batalhão

Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Por fim, após a solenidade, foi servido um coffee break nas dependências da unidade.

Link das fotografias!