Quartel de Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza celebra 31 anos de existência

14 de dezembro de 2023 - 07:35 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares – Aeródromo

A princípio, o 31º aniversário da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª Cia/1º BBM – aeródromo) foi comemorado nesta quarta-feira (13) em uma solenidade realizada no pátio interno da Companhia, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa, do Comandante do CBC, Tenente Coronel José Leandro Marinho, do Comandante do 1º Batalhão o Tenente-Coronel Joilton Moura de Menezes, do Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Francisco Cláudio de Sousa e de outras autoridades civis e militares.

Quartel de Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza celebra 31 anos de existência

Histórico

A 6ª Cia/1º BBM foi criada em 1º de dezembro de 1992, quando os serviços de prevenção e combate a incêndio ainda eram operados pela Base Aérea de Fortaleza, com o nome de Pelotão Contra Incêndio (PCI), a partir desta data seu nome mudou para Seção Contra Incêndio (SCI) e passou a ser operada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e seu primeiro Comandante foi o então Capitão BM Joaquim dos Santos Neto, que viria no futuro a se tornar Comandante Geral do CBMCE.

Como também, em 1994, a INFRAERO assumiu a operação do aeroporto de Fortaleza e firmou convênio com o CBMCE para manter as operações da SCI.

Bem como, em 2018, a Fraport Brasil S.A., assumiu a operação do aeroporto e, através do Acordo de Cooperação nº 01/2018, firmou uma parceria Público-Privadas com o Governo do Estado, SSPDS e CBMCE, para que a Corporação mantivesse a Unidade de Bombeiros Militar, que em 2019 passou a se denominar 6ª Companhia do 1º Batalhão Bombeiro Militar, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza, para manter as operações do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC).

Em resumo, com a renovação do Acordo de Cooperação em dezembro de 2022, a 6ª Cia/1º BBM-Aeródromo passou a possuir um efetivo de 57 bombeiros militares, sendo 06 Oficiais e 51 Praças, que desempenham as funções operacionais especializadas em salvamento aeronáutico, primando pela excelência na prestação de serviços à sociedade brasileira e por que não dizer, ao mundo.

"</a

Comendas

Durante a solenidade foram entregues condecorações do CBMCE aos militares pelos relevantes serviços prestados a Companhia. Assim como, aos cidadãos que colaboraram para o cumprimento da missão bombeiro militar. Ademais, foi realizada a leitura do histórico da 6ª Companhia do 1º Batalhão, o canto do Hino Nacional Brasileiro e do Soldado do Fogo, sob os acordes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

comandas 6ª Companhia

A formatura

Em síntese, um marco histórico para os anais da 6ªCia/1ºBBM foi a participação da banda de música do CBMCE e a execução do primeiro desfile militar em uma solenidade na Unidade. A tropa foi comandada pelo 2º Tenente QOABM Alexandre e composta por dois pelotões, sendo o primeiro pelotão simbolizando o resgate e salvamento em aeronaves, comandado pelo Subtenente Paulo, e o segundo pelotão simbolizando o combate a incêndio, comandado pelo Subtenente Luciano.

Quartel de Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza celebra 31 anos de existência

desfile da 6ª Companhia do 1º Batalhão

Quartel de Bombeiros do Aeroporto de Fortaleza celebra 31 anos de existência

Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Por fim, após a solenidade, foi servido um coffee break nas dependências da unidade.

Link das fotografias!

Vidas alheias e riquezas salvar!