CMCB encerra o ano com 450 premiações em olimpíadas científicas

11 de dezembro de 2023 - 12:37 # #

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ)

Do português à astronomia, da geografia à matemática. Em todas as áreas do conhecimento, os alunos do Colégio do Corpo de Bombeiros do Ceará foram destaque estadual e nacional neste ano de 2023. As 450 premiações obtidas apenas no recorte dos últimos doze meses são fruto de um trabalho focado no aprimoramento de competências cognitivas e no desenvolvimento de habilidades diferenciadas, visando ao máximo aproveitamento dos estudantes em certames e competições estudantis.

“O bom desempenho em olimpíadas já é uma tradição da nossa escola. Procuramos aliar o interesse dos estudantes, com o apoio dos pais e a disponibilidade dos professores civis e militares para montar um sistema eficiente de aprofundamento de conteúdos e preparação, para que eles cheguem às competições da melhor forma possível”, explica o tenente-coronel Albert Arruda, diretor do CMCB.

Só na matemática, o carro-chefe das olimpíadas, foram 204 premiações, com destaque para o Desafio Bebras Brasil, que rendeu 85 medalhas aos alunos da escola, o Concurso Canguru de Matemática, com 48 condecorações, e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mirim, com 48 alunos premiados.

Como também, na área de Astronomia e Astronáutica, um destaque recorrente da escola nos últimos anos, foram 83 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, com 47 classificados para as Seletivas Internacionais de Astronomia, além de 24 medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências, 14 medalhistas na Mostra Brasileira de Foguetes e dois troféus, seis medalhas e o recorde estadual na Jornada Cearense de Foguetes.

Além disso, merecem destaque as 42 condecorações obtidas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico, com um aluno do 7º ano tendo obtido o 5º lugar nacional, as 23 premiações nas Olimpíadas Brasileiras de Biologia e de Biotecnologia e as 12 medalhas obtidas na Olimpíada Brasileira de Química das Escolas Públicas, em que nossos alunos obtiveram 27% das medalhas distribuídas na modalidade A (9º e 1º anos).

Por fim, é preciso destacar ainda, fora do âmbito das olimpíadas, o desempenho dos alunos do CMCB no Torneio de Robótica da Feira do Conhecimento 2023, com uma equipe em 1º e a outra em 2º lugar gerais, na competição Estoura Balão.