Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio do CBMCE bate recorde de edições em 2023

8 de dezembro de 2023 - 12:14 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Tenente Coronel José Edir Paixão de Sousa

RETROSPECTIVA 2023

O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) do CBMCE iniciou o ano de 2023 com a sua trigésima edição junto aos bombeiros do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) chegando a 1000 formados, tendo a Soldado Loretta como milésima discente homenageada em formatura pelo Coronel Comandante Geral José Cláudio Barreto de Sousa que, na ocasião,  prometeu apoio às capacitações realizadas em parceria com o CBMCE, a fim de elevar o nível intelectual e operacional do efetivo, bem como notabilizar o conhecimento cientifico como base norteadora das ações dos bombeiros e bombeiras militares cearenses. O comandante que iniciava a sua gestão cumpriu a palavra e vários cursos, treinamentos e capacitações foram realizados sob seu comando, como demonstram os números expressivos deste ano.

Desde então, a equipe de instrutores liderada pelos Tenente Coronel José Edir Paixão de Sousa, Mestre em Saúde Pública pela UFC, gerenciador de crises pela Guarda Costeira Americana e membro da Federação Internacional de Psicologia das Emergências FIPE- IFPE e pelo Sargento CBMCE Luiz Henrique Amorim Feitosa, Mestrando em Climatologia pela UECE, graduado em computação, formada pelo CATS e, igualmente, membro da FIPE-IFPE estiveram presentes nas 16 (dezesseis) edições de 2023, somando esforços com vários instrutores civis e militares, colaboradores e apoiadores da causa da vida.

Ao todo, o CATS CBMCE chegou a 45 (quarenta e cinco) edições deste a sua fundação, contando com a participação de 14 países (Brasil, Guiana Francesa, Portugal, Argentina, Haiti, Bolívia, Uruguay, Inglaterra, Índia, Colômbia, Panamá, México, Espanha e Peru) que compuseram o conjunto de docentes e de discentes. Chegamos a 2.280 (duas mil duzentas e oitenta) horas de ensino/aprendizagem, totalizando 1.338 formados, média de 29,7 alunos por turma, um recorde de edições para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

O CATS CBMCE é ensinado nas modalidades aplicador/operador (40 horas aulas) de forma totalmente presencial ou mista (presencial e educação à distância – EaD) e na modalidade operador e multiplicador (OM) (120 horas aulas) na forma mista. O referido curso tem certificação nacional pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e também internacional pela Federação Internacional de Psicologia das Emergências FIPE – IFPE.

Com os referidos trabalhos, o CBMCE demonstra dedicação e preocupação elevadas com o bem-estar mental de seus componentes e com a população, uma vez que as atividades do CATS trazem sensibilização, ressignificação e mudanças comportamentais positivas no que tange ao comportamento humano e às relações interpessoais.

“Somente conhecendo podemos prevenir” Edwin Shneidman.

"Edições

Edições do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio em 2023:

CATS Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) XXX

CATS Mucuripe – Batalhão de Bombeiros Metropolitano (BBM) – XXXI

CATS Tauá – Comando de Bombeiros do Interior (CBI) – XXXII

CATS Mato Grosso do Sul – Campo Grande XXXIII

CATS Fortaleza – XXXIV

CATS Canindé – Comando de Bombeiros do Interior (CBI) XXXV

CATS Tocantins – Augustinópolis XXXVI

CATS Limoeiro do Norte – Comando de Bombeiros do Interior (CBI) XXXVII

CATS Rondônia – Cidade de Porto Velho – XXXVIII

CATS Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) XXXIX

CATS AESP – Academia Estadual de Segurança Pública XL

CATS Fortaleza XLI

CATS Internacional – República Plurinacional da Bolívia – Cidade de Santa Cruz de la Sierra. XLII  (Lecionado em língua espanhola).

CATS Fortaleza – XLIII

CATS Fortaleza – XLIV

CATS Guarda Municipal de Fortaleza GMF XLV

Em caso de ajuda em situações de crise ligue 188 (Centro de Valorização da Vida). Ligação Gratuita. Em urgência e emergência ligue 193 (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU)  e 190 (Polícia Militar).