9 de novembro de 2023 - 17:04 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

3ª Companhia do 4º Batalhão – Quartel de Aracati

Mais um resgate de filhote de gato em cacimba. Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A princípio, na manhã desta quarta-feira (08), por volta das 09h10, uma chamada via CIOPS mobilizou a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para a localidade de Macapá em Beberibe. Um filhote de gato caiu em uma cacimba de alvenaria de 8 metros de profundidade.

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “quando a guarnição do Salvamento 02 chegou ao local, deparou-se com uma família angustiada, cujo animal de estimação havia caído na cacimba, situada no quintal de sua residência. O filhote de gato, miando incessantemente, havia conseguido encontrar abrigo em um pequeno buraco em um dos anéis da referida cacimba, escapando de danos maiores”, informou o comandante do socorro.

O resgate

Em seguida, após a avaliação da situação, a guarnição optou por uma descida controlada, empregando um sistema de vantagem mecânica 4×1.

Ou seja, nesse método, um Bombeiro Militar desceu de maneira monitorada, sob a observação cuidadosa de seus colegas de equipe. Esse procedimento envolve o uso de um tripé com estaiamentos fixos para a estabilização, polias duplas, cordas, mosquetões e cinto paraquedista.

Contudo, com a execução precisa de todos os procedimentos operacionais padrão, se resgatou o filhote de gato ileso que foi entregue a sua tutora, aliviando a aflição da família.

Por fim, atuaram no resgate, o sargento Agerson, o cabo Falcão, o soldado Fulgêncio, o soldado Frota e o soldado Boni.

Prevenção

Contudo, sempre recomendamos que poços e cacimbas estejam tampados, cercados e sinalizados para se evitar acidentes como estes, não somente com animais, mas também com crianças e idosos.

Balanço

Com um compromisso incansável de preservar vidas, o Corpo de Bombeiros do Ceará celebra um balanço de resgates realizados nos primeiros dez meses de 2023. Nesse período, as equipes, de bombeiros militares, resgataram um impressionante total de 9.509 animais em todo o estado.

Essa marca representa um aumento significativo de 12,57% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram resgatados 8.447 animais. A dedicação e o empenho dos bombeiros foram cruciais para alcançar esse feito, demonstrando a importância do seu trabalho na proteção da fauna cearense.

O resultado já superou os números registrados nos anos anteriores, mostrando um contínuo crescimento nas ações de resgate de animais. Em 2019, foram 3.926 resgates, em 2020, 5.217, e em 2021, 6.252. Mesmo em 2022, quando o total chegou a 9.641 resgates, o Corpo de Bombeiros não diminuiu seu esforço de salvar vidas, incluindo aquelas com patas, asas ou escamas.

Entre as espécies que mais receberam auxílio dos bombeiros militares, destacam-se as cobras jiboias, seguidas por felinos, cães, iguanas e cassacos. Essa ampla variedade de animais resgatados reflete o compromisso da equipe em atender às necessidades de todas as criaturas, grandes e pequenas.

O Corpo de Bombeiros do Ceará continua a se destacar como um pilar de segurança e assistência, protegendo não apenas a população, mas também a rica diversidade de animais que fazem parte do nosso ecossistema. Seu compromisso incansável e dedicação à causa merecem reconhecimento e aplausos por contribuir para a preservação da vida em todas as suas formas.