12 de outubro de 2023 - 10:37 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

1.137 árvores em perigo foram cortadas pelo Corpo de Bombeiros em 2.023

Uma árvore caiu sobre três residências

1.137 árvores em perigo foram cortadas pelo Corpo de Bombeiros em 2.023.

A princípio, estes números representam os atendimentos dos nove primeiros meses do ano, em todo o estado.

Ainda assim, representam ocorrências com árvores caídas ao solo, obstruindo vias públicas, em telhados de casas ou sobre veículos.

Em síntese, o balanço representa uma redução de 9,25% em relação ao mesmo período de 2.022, quando se cortou 1.253 árvores em situações de perigo.

Em 2022, se cortou 1.522 árvores tombadas, caídas em telhados, em veículos ou em vias públicas.

Mais uma árvore caída sobre telhados de residências

Primeiramente, por volta das 18h35 da noite desta quarta-feira, 11 de outubro, uma árvore caiu sobre três residências na Rua Ana Nogueira Lopes, Centro de Horizonte, AIS 25.

Contudo, não houve vítima. De acordo com o subtenente Kleber da Silva Pinto, “chegando no local constatamos que a árvore caiu sobre três residências”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, a guarnição cortou uma árvore e a retirou de sobre as residências. Em síntese, se utilizou uma motosserra, facões, escada, cordas e todo material de salvamento em altura.

Por fim, os bombeiros militares de Horizonte atuaram na ocorrência.

Prevenção

Buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. O período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas.

Além disso, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore. Conforme o tenente Teophilo, do CBMCE, “árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dar a ela os cuidados necessários para ela se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e é solicitada à Secretaria Regional do bairro. Mas, quando há risco iminente de acidente, o corte é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. A corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.