10 de outubro de 2023 - 14:01 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

1ª Companhia do 4º Batalhão – Quartel de Iguatu

Corpo de Bombeiros resgata porco de fossa em Iguatu, no sítio Barreira e Pinheiros, AIS 21.

A princípio, por volta das 8h35 da manhã desta terça-feira, 10 de outubro, uma ocorrência inusitada mobilizou os bombeiros da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCIA / 4ºBBM) em Iguatu: o resgate de um porco que caiu em uma fossa de cerca de 3 metros de profundidade em uma propriedade rural.

Ainda assim, acionados pelo morador, os militares rapidamente se deslocaram ao local com uma viatura de salvamento. Ao avaliar a situação, constataram que seria uma operação complexa, dado o porte do animal, com aproximadamente 250 kg e o espaço e profundidade.

O resgate

Primeiramente, com técnica e muito cuidado, utilizando cordas e um sistema de multiplicação de força, se resgatou o porco da fossa após quase 2 horas de trabalho.

Além disso, o dono do animal acompanhou todo o procedimento, visivelmente apreensivo e aliviado ao ver seu porco são e salvo.

Por fim, atuaram no resgate, o subtenente Cheyne, o cabo Alexsandro e o soldado Andrade, na viatura ASP 36.

Balanço

Nesse sentido, entre janeiro e setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 8.842 animais. O balanço representa um aumento de 13%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Corpo de Bombeiros resgatou 7.774 animais.

Prevenção

Em resumo, Como medida preventiva, se orientou para o proprietário da residência isolar e proteger o local para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.