Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso de adolescente em lagoa de Itaitinga

10 de outubro de 2023 - 12:46 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso de adolescente em lagoa de Itaitinga

Companhia de Mergulho de Resgate encontra corpo submerso de adolescente em lagoa

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso de adolescente em lagoa de Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Sobretudo, a guarnição de mergulho do Corpo de Bombeiros resgatou um corpo submerso de um adolescente de 15 anos de idade no final da tarde deste sábado (7).

De acordo com relatos de populares, a vítima tentava atravessar um açude de Itaitinga, próximo a um local conhecido como Casa de Taipo, com alguns colegas e se afogou.

O resgate

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate para o resgate do corpo no açude, em Itaitinga.

Conforme o 1º tenente Samuel de Sousa Nogueira Costa, “após 25 minutos de buscas, por volta das 18h30, os mergulhadores encontraram o corpo submerso do adolescente a uma profundidade de 7 metros”, informou o mergulhador líder do resgate.

Contudo, a mãe e o padrasto acompanharam as buscas e o desfecho do resgate. Além disso, após o resgate do corpo do jovem, a Ciops foi informada para encaminhar a Pericia Forense e a Polícia Militar para as providencias cabíveis.

Por fim, atuaram na ocorrência, o 1º tenente Samuel, o subtenente D Oliveira, subtenente P Carneiro e o subtenente Nobre, além de dois alunos do CMAUT 2023, soldado do CBMBA Atta e soldado do CBMBA Andrade Barbosa. Nas viaturas AS-31 e AS-69.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA)

Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Em resumo, devemos sempre alertar e promover a prevenção ao afogamento e assim todos vivem e encerram seu lazer de forma tranquila e feliz!

Temos alguns alertas:

1. Primeiramente, se beber, não entre no mar! Mar não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado!
2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto tiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, não são locais seguros, você pode desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas perto, converse com os nativos ou frequentadores !
5.. Escute com atenção todas as dicas da Operação Praia Segura da cidade que você se encontra, é muito importante!

Prevenir é Salvar!
Créditos: SOBRASA.