Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá

Batalhão de Combate a Incêndio Florestal

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá. Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

Na noite deste sábado, 7 de outubro de 2023, o 1°BCIF foi acionado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS) para combater um grande incêndio em vegetação próximo às residências e um hotel, localizado na Av Jesus Maria José, Jardim dos Monolitos.

Utilizando todo o nosso treinamento e equipamentos adequados, iniciamos os procedimentos de combate às chamas para conter o avanço do fogo e proteger as áreas residenciais próximas.

Após um intenso trabalho, conseguimos êxito no controle do incêndio, extinguindo as chamas por completo. Com uma atuação coordenada e determinada, garantimos a segurança das moradias, preservando a integridade dos moradores e evitando danos materiais de maiores proporções.

Por fim, atuaram na ocorrência o subtenente Nascimento, soldado R.Moreira, soldado Emerson, soldado Hernandes e soldado Freitas na viatura ABTS 01.

Balanço

A princípio, em 2023, nos nove primeiros meses do ano, entre janeiro e setembro, o Corpo de Bombeiros apagou 4.118 incêndios em vegetação, em todo o Ceará.

Como também, estes números representam um aumento de 71% ao compararmos com o mesmo período de 2022. O salto é de 2.404 para 4.118 incêndios em vegetações.

Ainda assim, somente em setembro de 2023, o Corpo de Bombeiros do Ceará apagou 1.757 incêndios em vegetações, o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos.

Em resumo, durante o ano de 2022, o CBMCE apagou 5.214 incêndios em vegetações. Ou seja, o balanço de 2022 é menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.