Turmas do CAO PM/BM 2023 visitam Porto do Pecém

6 de outubro de 2023 - 10:12 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Turmas do CAO PM/BM 2023 visitam Porto do Pecém

Turmas do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM 2023 visitam Porto do Pecém.

No dia 5 de outubro de 2023, as duas turmas do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM 2023 estiveram em São Gonçalo do Amarante para uma visita técnica às instalações do Porto do Pecém. AIS 23

A visita foi parte da disciplina de Intervenção e Emergência com Produtos Perigosos, da grade curricular do curso. Os alunos foram acompanhado pelos professores da disciplina, o tenente-coronel Girão e o major Hugo.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer internamente a estrutura do Porto, bem como verificar os riscos e as medidas de segurança presentes com relação ao transporte e armazenagem de produtos perigosos.

É considerado produto perigoso todo aquele que represente risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo. São relacionados em uma resolução da agência nacional de transportes terrestres – ANTT – e representam grande risco de desastre ambiental em seu transporte.

Após a visita ao Porto, as turmas conheceram também a 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros, no Pecém.

O corpo de bombeiros militar do Ceará e a academia estadual de segurança pública reforçam seu compromisso em prevenção e educação visando evitar e minimizar efeitos de acidentes e desastres.

O curso é uma parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).