CBMCE salva 396 vidas de afogamentos em 2023

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE salva 396 vidas de afogamentos em 2023

396 vidas salvas de afogamento em 2023

CBMCE salva 396 vidas de afogamento em 2023, em todo o Estado do Ceará.

Desde já, Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) salvaram 396 vidas de afogamos. Ainda assim, os resgates ocorreram entre os meses de Janeiro e Setembro de 2023.

Ou seja, estas vidas salvas representam uma redução de 16% em relação ao mesmo período de 2022, quando se salvou 473 vidas de afogamentos.

Sobretudo, acreditamos que o conjunto de ações preventivas de combate aos afogamentos impactaram nesta redução. Em outras palavras, se aumentou o número de prevenções realizadas diariamente no litoral cearense por equipes de Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Assim, o CBMCE salva 396 vidas. Além disso, das ocorrências registradas neste ano, cerca de 80% dos salvamentos ocorreram na Praia do Futuro, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Bem como, Caucaia responde por 9% dos resgates na (AIS 11), 6% em Jericoacoara (AIS 17) e 5% em Aracati (AIS 18).

Em síntese, em 2022 o CBMCE resgatou 644 vidas de afogamentos, ou seja, este número superou os anos de 2021 e 2020 com 526 e 563 vidas salvas respectivamente.

CBMCE tira dúvidas

Como também, os guarda-vidas do CBMCE estão à disposição da população cearense e de turistas para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas. Desde já, antes de entrar no mar, orientamos ao banhistas se informar sobre a área permitida para banho. Como também, é importante tomar banho próximo aos postos de guarda-vidas sinalizados nas praias.

Dessa forma, caso o banhista perceba que entrou em uma área de correnteza e não conseguir sair dela, a vítima pode pedir socorro. Caso não possua treinamento em salvamento aquático, jamais entrar na água para salvar uma vítima.

Ligue 193

Contudo, ao se deparar com uma situação de afogamento, ligue 193 imediatamente. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Atenção com crianças na praia

Na praia, o CBMCE alerta que os cuidados devem ser redobrados com as crianças. Os pais ou responsáveis não podem perdê-los de vista. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto.

Em resumo, as crianças ficam expostas a todos os perigos já mencionados, porém potencializados pela baixa estatura e pela pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas.

Por fim, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

Acompanhe as ações do Governo pelo Telegram

Acompanhe as ações do Governo pelo Whatsapp

Vidas alheias e riquezas salvar