4 de outubro de 2023 - 20:12 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE e SAP unem forças para capacitar policiais em Suporte Básico de Vida

A Capacitação Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para Policiais Penais teve como objetivo apresentar as principais ações passíveis de serem realizadas, em caso de acidentes, a qualquer pessoa que possa se encontrar frente a uma situação de urgência ou emergência, visando preservar a vida e minimizar as lesões.

A capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, ocorreu na Escola de Gestão Penitenciária, sendo ministrada pelo 2° Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Domingos Alves Evangelista Neto.

A Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, realizou a “Capacitação em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para Policiais Penais”. As atividades ocorrem entre 2 e 4 de outubro na sede da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP), onde 16 policiais penais receberam informações que promoverão habilidades essenciais necessárias para salvar vidas em situações de urgência e emergência.

O principal objetivo deste curso é equipar os participantes com o conhecimento e as habilidades necessárias para preservar a vida e minimizar lesões em casos de acidentes envolvendo qualquer pessoa que esteja diante de uma situação crítica.

O conteúdo do curso

A formação abrangeu diversos tópicos essenciais, incluindo: Importância dos Primeiros Socorros; Mapeamento dos Riscos: Estratégias para identificar e avaliar os riscos em um cenário de acidente; Desenvolvimento de estratégias eficazes para a prestação de primeiros socorros; Segurança e Biossegurança: Avaliação do local do acidente e garantia da segurança do socorrista e da vítima; Avaliação Primária: Abordagem inicial à vítima, incluindo a desobstrução das vias aéreas; Parada Cardiorrespiratória: Técnicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático).; Hemorragias e Choques: Controle de hemorragias e tratamento de choques.

A Escola de Gestão Penitenciária

A Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estão comprometidos em fornecer treinamento de alta qualidade que contribuirá para o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos no sistema prisional. Acreditamos que investir na capacitação em suporte básico de vida e primeiros socorros é fundamental para melhorar a resposta em casos de emergência e promover um ambiente mais seguro para todos.