CBMCE e AESP realizam o XXIV Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano

27 de setembro de 2023 - 08:58 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Na tarde da última segunda-feira (25), no pátio externo da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (7ªCia|BBM), realizou-se a solenidade de encerramento da XXIV turma do CBCIU (Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano), que formou vinte e três alunos, oficiais e praças oriundos de unidades da capital. A realização deste curso é uma parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

A solenidade foi prestigiada pelo Coronel Comandante-Geral, Cláudio Barreto, Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Maia e o Diretor de Planejamento e Gestão Interna (DPGI), Coronel Helder de Miranda, assim como pelo comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) e comandantes de batalhões e companhias, como: do 1º Batalhão de Bombeiros Militar,  do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e demais comandantes de companhias da capital.

Bombeiros Militares concluem Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano

De acordo com o tenente-coronel Joilton Menezes, coordenador do curso, “a capacitação, que tem 100 horas/aula, é ministrada por uma equipe profissionais experientes em debelar incêndios urbanos, e aborda assuntos que trabalham a dinâmica do incêndio; combate defensivo; equipamentos de proteção de combate a incêndio; técnicas auxiliares no combate a incêndio; busca e salvamento em incêndios; estratégia e tática no combate a incêndio, simulados com exercícios de fogo real e em edificações verticais, dentre outros assuntos que qualificam o bombeiro no emprego de técnicas de combate a incêndio ofensivo”.

“Com o advento do curso ocorreu uma mudança de paradigma na forma de atuação nos incêndios estruturais atendidos pelo CBMCE. No curso, os bombeiros militares aprenderam a se comportar de maneira mais técnica no combate à fumaça e às chamas, pois seus EPIs permitem tal proximidade com mais segurança, menos danos estruturais e com bastante economia de água. Estamos nos tornando referência nesse curso no Nordeste!”, enfatizou o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Cláudio Barreto.

Bombeiros Militares concluem Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano

O soldado Luan Hadriel Uchoa Porto é o aluno do CBCIU que mais se destacou, através dos resultados de suas avaliações práticas e teóricas, sendo homenageado pelo Comando-Geral

Histórico

Desde o ano de 2017, o CBMCE, com o objetivo de atualizar sua tropa nas técnicas de combate à incêndio urbano, enviou oficiais e praças para outros estados da federação para que trouxessem o conhecimento necessário e multiplicassem entre tropa. foram enviados bombeiros cearenses aos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina.

Com a fusão desses conhecimentos, seguimos na construção de um arcabouço tecnológico para a criação do mais novo curso do cbmce, repassando as técnicas e procedimentos operacionais mais eficientes, e que estão rapidamente se disseminando em todos os corpos de bombeiros do brasil, com destaque para o combate ofensivo, que é um conjunto de técnicas de abordagem e extinção do incêndio, que exploram ao máximo a avançada tecnologia dos atuais equipamentos de proteção individual que a corporação já possui, além de disseminar a cultura do uso adequado desses equipamentos, que são as armas e a armadura do bombeiro.

Também visa reforçar e atualizar as técnicas já aplicadas dentro da corporação, do combate defensivo, culminando com a difusão do sistema de comando de incidentes, que é uma ferramenta de gerenciamento de desastres, que pode ser usada tanto em pequenos eventos como grandes, e que maximiza a eficiência da atuação de cada atuante no cenário operacional, direcionando o trabalho individual de cada um para um objetivo comum, como engrenagens de uma máquina que trabalham em conjunto para fazer todo o sistema funcionar bem.

Aliando essas técnicas com a nova doutrina do uso da água, de forma 100% eficiente, com desperdício mínimo, o curso agrega grande valor para a sociedade trazendo um grande benefício para o Estado do Ceará.