26 de setembro de 2023 - 11:07 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel de Horizonte

Vazamento de gás com fogo mobiliza bombeiros militares de Horizonte. A princípio na manhã desta terça-feira (26), na Rua Otávio Felício de Sousa, em Cascavel. AIS 13.

De acordo com o subtenente Evaldo Luís Tomás de Oliveira, “ao chegarmos no local, por volta das 8h50, os funcionário já haviam apagado o incêndio com um extinto de 6 km tipo ABC”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, “verificamos que o incêndio surgiu com o rompimento da mangueira que conecta o botijão de gás ao fogão. que liberou gás no ambiente que entrou em combustão por conta das bocas do fogão estarem acessas”, esclareceu o subtenente.

Contudo, não houve vítima. Além disso, as chamas atingiram o telhado e o forro de pvc da cozinha, que vieram abaixo, e panelas e vasilhames, como também a fiação elétrica do ambiente.

Em síntese, couve a guarnição realizar o rescaldo. Segundo o subtenente Evaldo, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”.

Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente Evaldo, o subtenente Gustavo, o subtenente Kleber e o soldado Alves. Viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

Manutenção e cuidados

Em suma, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos.

Quando se deve trocar o registro de gás? Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.