Bombeiros Militares iniciaram Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut)

5 de setembro de 2023 - 11:48 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Bombeiros Militares iniciaram Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut)

Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut)

O Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBMCE) deu início, na última sexta-feira, (01.09) a mais um Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut).

O curso é uma realização da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) em parceria com o Corpo de Bombeiros, através da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

A princípio, na sua 15ª turma, o curso conta com a participação de bombeiros militares do Ceará, Maranhão, Bahia e na nossa coirmã polícia militar do estado.

O curso

De acordo com o Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto, “este curso é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos corpos de bombeiros no Brasil, é conhecido pelo alto grau de dificuldade”, enfatizou o Comandante-Geral do CBMCE, que também é mergulhador de resgate.

Como também, são 360 horas de instruções, durante 60 dias. Assim, ao longo deste período, os alunos são submetidos a um rigoroso treinamento, que incluem aulas de mergulho livre; mergulho autônomo; física do mergulho; fisiologia do mergulho; salvamento aquático; náutica dentre outros conhecimentos fundamentais para a formação de um mergulhador autônomo de circuito aberto, que atuará em ocorrências de localização, busca, resgate e salvamento aquático, em profundidade de até 50 metros ou seis atmosfera de pressão.

Iniciaram 17 alunos e serão submetidos a um treinamento exaustivo e muito técnico, para que possam aprender a desempenhar com calma, habilidade e perfeição essa especialidade tão perigosa.

Segurança, habilidade e Calma.
CMAUT!