Defesa Civil do Ceará realiza o 1º Seminário de Preparação para Queimadas e Incêndios Florestais

30 de agosto de 2023 - 17:39 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A Defesa Civil do Ceará realizou o “1º Seminário de Prevenção e Preparação para o Período de Estiagem no Estado do Ceará em 2023, com Foco nas Queimadas e Incêndios Florestais”. O evento ocorreu nesta terça-feira (29), das 8h às 17h30, no Comando Geral do CBMCE, Auditório do CISP, na Avenida Borges de Melo, 690, em Fortaleza.

Com o objetivo de difundir a cultura da prevenção e preparação para o período de estiagem e seca no estado do Ceará, o seminário apresentou uma série de palestras e debates para tratar sobre estratégias, desafios e conquistas na prevenção e mitigação dos efeitos desses desastres. O enfoque principal foi na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais.

O público-alvo são todos os gestores e atores envolvidos na prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas nos municípios cearenses afetados por esses eventos no período pós quadra chuvosa, correspondente ao segundo semestre do ano.

Durante o evento, especialistas de diversas áreas compartilham  conhecimentos e experiências em temas, como: o impacto do El Niño nos incêndios florestais, aspectos geográficos e climatológicos do estado do Ceará, boas práticas na agricultura para a redução de queimadas, manejo integrado do fogo e técnicas de combate a incêndios florestais e a atuação da Ciopaer no apoio às equipes de combate.

Um dos pontos altos do seminário foi  a Mesa Redonda “Experiências e Boas Práticas de Defesa Civil na Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Ceará”, na qual foram apresentados cases e trocas de experiências de sucesso na prevenção e combate a incêndios florestais no estado.

Para encerrar o evento, foi realizada uma elaboração coletiva de um plano de ação para prevenção de incêndios florestais nos municípios cearenses. Foram definidas metas e prazos para a implementação das medidas preventivas discutidas ao longo do seminário.

O “Seminário de Prevenção e Preparação para o Período de Estiagem no Estado do Ceará em 2023, com Foco nas Queimadas e Incêndios Florestais” foi uma iniciativa da Defesa Civil do Ceará, em parceria com diversas organizações e instituições de ensino e pesquisa.

A Defesa Civil Somos Todos Nós!

Vidas alheias e riquezas salvar!