Companhia de Busca com Cães visita alunos da APAE Fortaleza

28 de agosto de 2023 - 18:45 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Companhia de Busca com Cães visita alunos da APAE

Companhia de Busca com Cães visita alunos da APAE, no Luciano Cavalcante.

Primeiramente, a visita ocorreu na manhã desta Segunda-feira, 28 de Agosto, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Como também, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), através do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), retornou com o Projeto Social de Cinoterapia, agora intitulado: CãoTerapia – Heróis de 4 Patas.

Áudio da mãe de uma aluna desta visita

Companhia de Busca com Cães visita alunos da APAE Fortaleza

Cinoterapia

Em outras palavras, o projeto de grande sucesso atua com os nossos cães terapeutas, que além de salvar vidas, também fazem um excelente trabalho social em atendimentos educacionais ou tratamento terapêutico.

Ainda assim, o Projeto Social CãoTerapia também retorna ampliado. Além da APAE, os cães poderão atender mais pessoas, grupos e/ou instituições que entrem em contato e solicitem o atendimento da CãoTerapia, atreves do e-mail: caoterapiacbmce@gmail.com.

Como também, classificamos como terapeutas os cães que atuam neste projeto. Ou seja, são treinados, adestrados, tem comportamento adequado, aceitam interação, tem protocolo sanitário ampliado, saudáveis e passam por higienização antes do atendimento. Outra ampliação do projeto, que vamos utilizar também, cães específicos para essa atividade na corporação, como Border Collies e Spitz Alemão.

Em resumo, somam esforços nesta iniciativa o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano e a Companhia de Busca com Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Por fim, este esforço visa a implementação da Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) que é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico.