Corpo de Bombeiros realiza visita técnica à siderúrgica do Pecém

21 de agosto de 2023 - 18:58 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros realiza visita técnica à siderúrgica do Pecém

Comando da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares de São Gonçalo do Amarante – Pecém visita à siderúrgica do Pecém

Corpo de Bombeiros realiza visita técnica à siderúrgica do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. AIS 23.

A princípio, a visita técnica à siderúrgica do Pecém foi liderada pelo tenente coronel Paulo George Girão da Silva, comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão, em conjunto com o capitão Flávio Cosmo e o tenente Valdenildo.

Como também, a primeira visita técnica deste comando recebeu dos representantes uma apresentação detalhada do do grupo gestor da siderúrgica, ArcelorMittal.

Ainda assim, os bombeiros militares realizaram um abrangente tour pelas principais instalações da empresa, com um foco especial nas áreas críticas do processo de fabricação de ferro.

A segurança contra incêndio da siderúrgica

Nesse sentido, o Paulo Marcelo Girão, atual chefe da segurança da siderúrgica, desempenhou um papel fundamental ao mostrar as instalações da brigada civil de combate a incêndios, a área de atendimento pré-hospitalar e a impressionante capacidade operacional para enfrentar situações de emergência, principalmente no que diz respeito ao combate a incêndios.

De acordo com o tenente coronel Girão sobre a importância dessa iniciativa, destaco, afirmando que: “conhecer as maiores indústrias do Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) e estabelecer uma colaboração com as brigadas civis dessas empresas, podem aprimorar nossa capacidade de resposta em ocorrências de grande envergadura. Além disso, a empresa demonstrou um genuíno interesse em compreender melhor os projetos sociais da nossa unidade em relação à comunidade local, sinalizando a possibilidade de futuras parcerias para fortalecer a atuação da 4ª Companhia|2º BBM na região”.

Contudo, se estabeleceu uma agenda de integração entre a gestão de segurança de combate a incêndios da siderúrgica e todo o efetivo da 4ª Companhia|2º BBM, com o propósito de alinhar os procedimentos de atuação conjunta.

Em síntese, essa parceria promete ser benéfica tanto para a segurança da indústria quanto para a comunidade local.

Por fim, se evidencia a importância da cooperação entre as empresas e os serviços de emergência na região do Pecém.