Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para Bombeiros Militares

18 de agosto de 2023 - 10:31 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Iniciou, na última sexta-feira, 11 de agosto, o Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT) para 27 bombeiros militares do Estado do Ceará. O treinamento, de 80 horas/aulas, é promovido pela parceria entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que visa capacitar seus participantes para atuarem como vistoriadores do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – Órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação.

Primeiramente, a aula inaugural aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Como também, o Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Alves Maia prestigiou e palestrou na aula inaugural. Na oportunidade, tenente coronel Joel de Abreu Nobre, comandante do Cepi, ministrou uma palestra, “os Desafios da Engenharia Anti-incêndio nos Edifícios Altos no Ceará”.

O Curso de Habilitação em Vistoria Técnica (CHVT)

O Curso de Habilitação em Vistoria Técnica tem o objetivo de capacitar bombeiros militares na atividade técnica da corporação, fortalecendo a fiscalização e permitindo qualificar mais ainda o efetivo de profissionais nas unidades do CBMCE.

A princípio, o CHVT difunde um conhecimento com maior profundidade, de modo a permitir ao Bombeiro Militar um melhor entendimento dos sistemas preventivos e equipamentos de segurança das edificações.

Nesse sentido, “o bombeiro militar estudará de forma aprofundada sistemas de sprinklers, detecção e alarme, para raios, dimensionamento de saídas de emergências, sistemas de hidrantes, dimensionamento de equipamentos extintores (….), todos os sistemas ligados à prevenção e proteção de segurança contra incêndio no estado do Ceará”, destacou o tenente coronel Joel Nobre.

Em síntese, o curso tem previsão de término no dia 28 de agosto. O objetivo é fortalecer a atividade técnica nas unidades da Capital, Região Metropolitana e interior do Estado. Neste período, os alunos acompanharão instruções de procedimento administrativo; ética profissional; prevenção em estádios e áreas afins; aparelhos extintores e iluminação de emergência; sistema de hidrantes, sistemas de sprinkler, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, manipulação, utilização e armazenamento de gás liquefeito de petróleo; acesso de viaturas e compartimentação; fogos de artifício e cobertas combustíveis; detecção de fumaça, alarme de incêndio, prática de vistoria, multa e interdição.

A Política de Qualificação Profissional do CBMCE

De acordo com o Comandante-Geral Adjunto do CBMCE, atualmente, “o Cepi conta com aproximadamente 72 profissionais, entre oficiais e praças, que trabalham em vistorias e análise de projetos de prevenção de incêndio”. Destaco ainda que, “a importância desta capacitação para este segmento bombeirística, “é uma atividade extremamente técnica e especializada, talvez seja a única função dentro dos bombeiros militares que independe do posto e da graduação, da função ou do tempo de serviço de onde você está (…) E os concludentes do curso irão trabalhar exatamente nessa área de vistoria de incêndio, serão vistoriantes do corpo de bombeiros, parte deles aqui na capital e parte no interior do Estado”, pontuou o Coronel Comandante-Geral Wagner Maia.

Por fim, participam da capacitação 27 bombeiros militares dos quartéis de: Caucaia, Canindé, Crato, Fortaleza, Horizonte Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tauá.