Coordenador de Proteção e da Defesa Civil do Ceará participou de reunião em São Paulo

15 de agosto de 2023 - 16:02 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Coordenador da Defesa Civil do Ceará, TC BM Haroldo Gondim, esteve em São Paulo nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, participando de uma importante reunião com secretários nacionais de Defesa Civil de todo o Brasil. O encontro, promovido pelo CONGEPDEC (Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil), contou com a presença do Secretário Nacional, Wolnei Wolff, e teve como objetivo discutir estratégias integradas de prevenção e resposta a desastres.

O CONGEPDEC é um conselho de gestão de riscos e desastres, composto por coordenadores estaduais com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, bem como divulgar as práticas executadas e aprimorar as legislações referentes ao tema.

TC BM Haroldo destaca que “ao longo dos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma como a sociedade brasileira encara a prevenção de desastres. Além de reconhecermos a importância da prevenção, é fundamental termos planos de contingência e planos de ação bem definidos. Diante de desastres, é necessário que cada um atue conforme pactuado previamente, garantindo uma resposta rápida e eficaz.”

O Coordenador da Defesa Civil do Ceará também ressaltou a importância de encontros nacionais como esse para a troca de experiências entre os estados. “O Brasil é um país de grande diversidade geográfica e cultural, e essa diversidade se reflete também nos desafios enfrentados por cada estado em relação à prevenção e resposta a desastres. A troca de experiências entre os estados é fundamental para aprimorarmos nossas práticas e tornarmos o Brasil um país mais resiliente diante de desastres e crises”, afirmou o TC Haroldo Gondim.

A Defesa Civil do Ceará reforça que a prevenção e a resposta a desastres são responsabilidades de todos nós. Juntos, podemos construir um Brasil mais seguro e resiliente, onde cada cidadão é um agente de proteção e defesa civil. A união de esforços entre governo, sociedade civil e cidadãos é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de nossa população.

A Defesa Civil Somos Todos Nós!