Corpo de Bombeiros resgata gato preso debaixo de churrasqueira na Parangaba

13 de agosto de 2023 - 18:18 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata gato preso debaixo de churrasqueira na Parangaba

Corpo de Bombeiros resgata gato preso debaixo de churrasqueira na Rua Casemiro de Abreu, na Parangaba. AIS 5.

A principio a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 07 (ABTS-07) foi acionada pela CIOPS para o resgate de um gato que estaria preso debaixo de uma churrasqueira de uma residência no no bairro da Parangaba no domingo dia 13. A guarnição comandada pelo tenente Domingos Neto, subtenente Enivaldo, sargento santos e soldado Costa atendeu ao chamado e chegou ao local por volta de 08h30 e verificou que o animal estava refugiado entre os tijolos e conseguiu resgatá-lo rapidamente, entretanto notaram que o animal não aparentava estar sadio e o proprietário da residência não era o tutor do animal.

Dessa forma, os militares decidiram informar à CIOPS sobre a necessidade de encaminhar o animal resgatado a algum abrigo que pudesse avaliar a situação do mesmo, já que os ferimentos poderiam ser originados de um acidente, como atropelamento, ou alguma doença, como a esporotricose, (uma das doenças de felinos que mais merece atenção já que por trata-se de um fungo, pode provocar vários problemas para os pets e até para humanos, pois se trata de uma doença de zoonose) ou um câncer.

Atuação conjunta

Informados da situação, o operador de comunicação de plantão, subtenente Neto e a Controladora de Turno de plantão na CIOPS, Major Priscila, não mediram esforços para conseguir um abrigo que pudesse receber o felino e ofertar atendimento veterinário. Mensagens foram disparadas em grupos de atendimento e ajuda a animais. Em poucos minutos a senhora Ana Lúcia dos Santos Almeida, responsável pela Casa dos Gatos, abrigo situado à Rua Estevão de Melo, 156, Cidade Nova se prontificou a receber o animal e oferecer cuidados veterinários.

Imediatamente a equipe se dirigiu ao local e entregou o gato aos cuidados da senhora Ana Lúcia, que agradeceu e informou que dará todo o atendimento necessário para o correto diagnóstico e tratamento do felino.