Câmara Técnica do Comando de Engenharia realiza primeira reunião ordinária no Cisp

10 de agosto de 2023 - 09:13 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Câmara Técnica do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio

Câmara Técnica do Comando de Engenharia realiza primeira reunião ordinária no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em sua sede no Parreão, em Fortaleza, AIS 5.

A princípio, na manhã desta quarta-feira, 9 de agosto, a Câmara Técnica (CT) se reuniu na sala de treinamento do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) para sua primeira reunião ordinária no Cisp.

Como também, estiveram presentes os membros: tenente-coronel Hans, presidente, tenente-coronel Silvio, tenente-coronel Mardens, tenente-coronel Sampaio, major Hugo e capitão Sampaio como Secretário.

Além disso, alguns processos que necessitavam de deliberação superior foram analisados e aprovados seus pareceres técnicos. Estes seguem para publicação em boletim interno da Corporação e encaminhamento posterior para os canais de comunicação (site e mídias sociais).

Por fim, o tenente coronel Joel, comandante da Cepi, compareceu à reunião e acompanhou o andamento dos trabalhos e mencionou a possibilidade de elaboração de uma minuta de reformulação da Lei 13.556/2004.

Nesse sentido, o tenente-coronel Hans, na condição de presidente da Câmara Técnica e o major Hugo, se comprometeram a trabalhar em prol de uma proposta de aperfeiçoamento da supramencionada lei para levar ao poder legislativo via Comando-Geral do CBMCE.

O que é a Câmara Técnica?

A Câmara Técnica, ou Comissão Técnica, é um colegiado que tem como um de seus objetivos analisar e emitir pareceres relativos aos casos que necessitarem de soluções técnicas mais complexas ou apresentarem dúvidas quantos às exigências previstas na legislação. É instituída pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros.

A prevenção contra incêndios no Brasil

A prevenção contra incêndios no Brasil é uma preocupação importante devido aos riscos e danos que os incêndios podem causar. A princípio, existem várias medidas e regulamentos estabelecidos para prevenir e combater incêndios em diferentes tipos de edifícios e áreas.

No Brasil, a prevenção contra incêndios é regulamentada pelo Corpo de Bombeiros de cada estado, que é responsável por garantir a segurança contra incêndios e emergências. Ou seja, cada estado possui suas próprias regulamentações e códigos de prevenção de incêndios. Como também, geralmente os estados seguem diretrizes nacionais estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Sistema Nacional de Segurança contra Incêndio (SINAPI).

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi)

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações.

Por fim, desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Endereço e contatos do CEPI

Avenida Borges de Melo, 690, Parreão – Fortaleza/CE